quinta-feira, 21 de maio de 2015

As Doenças do Ego

                                                                                                             por Leonardo de Paiva




Existe uma máxima da filosofia Zen que diz “Não busque a verdade, apenas pare de cultivar opiniões”.  Assim quem você é, além da mente, surgirá por si mesmo.


 



A Doença do Ego 

Muitos transtornos considerados doenças são advindos do Ego, transtornos estes idênticos aos que se manifestam em uma pessoa considerada normal, como por exemplo, as mentiras que são contadas de tempos em tempos, para parecermos importantes, especiais e  realçar nossa imagem, conquistas, habilidades, bens e qualquer outra coisa que o Ego use para se identificar.

Algumas pessoas, motivadas pela sensação de insatisfação do Ego e de sua necessidade de ter ou ser “mais”, mentem de maneira habitual e compulsiva, para valorização do Ego. O Ego cria esta espécie de ficção, para se sentir maior, importante, especial ...

Um agravo dessa condição patológica proveniente do Ego é a esquizofrenia paranoica. Em geral ela consiste num história ficcional, para dar sentido a um persistente sentimento de medo. O portador dessa desarmonia tem a crença de que uma determinada pessoa ou um grupo de pessoas estão conspirando contra ele. Há casos de organizações, empresas, sistemas de crenças terem este mesmo comportamento doentio, pela força do Ego coletivo.

O Ego coletivo de grupos, organizações religiosas, países, costumam apresentar este comportamento paranoico: nós, os bons e com a verdade, contra os maus, ignorantes e condenados. E este comportamento normalmente se torna a causa principal dos grandes sofrimentos coletivos. Podemos citar: a inquisição com a queima e tortura de hereges, a Primeira e Segunda Guerra Mundial, a Guerra Fria, o fundamentalismo religioso, em todos os credos e até mesmo as agremiações esportivas em competições desportivas.

Quanto mais inconscientes estiverem as pessoas, os grupos, países, maior a probabilidade de que a patologia do Ego assuma a forma de violência física. Normalmente, tudo se iniciar com uma discussão, exposição de diferentes opiniões ou crenças, entre duas ou mais pessoas, que estão identificas com pensamentos cristalizados em posições mentais, que são investidas de uma percepção do Eu.  Quando isto acontece tem-se  a sensação de que se está defendendo e protegendo o próprio Eu. Inconscientemente, é como se estivem travando uma luta pela sobrevivência, se tornam truculentos, agressivos, perturbados e violentos. "Precisamos vencer de qualquer forma ou seremos aniquilados". Este é o pensamento mágico egoístico, a grande ilusão, que constitui a maior dificuldade de se encontrar a harmonia e felicidade,. segundo o palestrante e escritor Eckhart Tolle

O guru indiano Osho dizia "o Amor e o Ego não podem vir juntos já conhecimento e ego vão juntos perfeitamente bem". Outra afirmação de Osho era "O amor e ego não podem vir juntos, não em toda sua plenitude. Eles não podem fazer-se companhia. Eles são como a escuridão e a luz. Se a luz está lá a escuridão não pode estar. A escuridão pode estar apenas se a luz não estiver lá. Se o amor não está lá o ego pode estar. Se o ego é descartado, o amor chega por todas as direções. Ele simplesmente começa a derramar-se em você por todos os lugares”.  
                                                                                                                                  


Deixemos de lado a identificação com a mente. Assim quem nós realmente somos, será além da mente e emergirá por si só. O caminho para a felicidade e a plenitude do amor inicia-se com a morte progressiva do EGO.

Leonardo de Paiva


Lista com diversas somatização do Ego
  • Irritação
  • Distúrbios estomacais
  • Ansiedade
  • Inflamações frequentes da garganta
  • Tonturas, desmaios
  • Insônia
  • Problemas menstruais
  • Prisão de ventre
  • Suores repentinos
  • Dores cardíacas, taquicardia
  • Dores de cabeça
  • Eczemas
  • Edema imaginário da glote
  • Males reumáticos