O que é o Método TACAI ®





O Método TACAI® e a nossa proposta filosófica

 Assista o vídeo clicando em:

 

A tese que alicerçou uma das bases do Método TACAI valeu o título de Doutor em Medicina do Tao, ao sistematizador do Método .


A palavra TACAI, fonema "TAKE" 竹 , em Japonês significa "BAMBU" e, metaforicamente, a este vegetal, "bambu" pode ser associado as características de: Resiliência, capacidade de adaptação e resistência flexível. 


mais informações sobre nossos cursos no Método TACAI e formações em:

 

Método TACAI - Terapia Acupuntural e Alquimia Integradas

Assista o vídeo:

Em essência, o ser humano é um subsistema biológico  que existe entre campos mórficos e magnéticos.

 O corpo físico é conectado com os corpos sutis através de centros energéticos (Chakras) e irrigado de energia através dos meridianos que são linhas de condução da força vital "Qi". Estes centros de troca energéticas e linhas de energia são controlados por leis universais e relógios bioquímicos que, por sua vez, são regidos pelos fatores de ressonância com o Universo.  


Na atualidade o ser humano está sendo promovido a um novo programa biológico de criação e evolução. Este avanço requer que os chakaras e meridianos estudados nas medicinas Ayurvédica e Chinesa, sejam redimensionados e se reconectem, de forma harmônica, com a Energia Criadora Universal, visando contribuir com essa atual conjuntura do desenvolvimento da criatura humana.  

Com o propósito de acompanhar esse processo evolutivo da humanidade, nosso corpo de professores, terapeutas e pesquisadores sistematizou um método terapêutico e de auto conhecimentos, o Método TACAI - Terapia Acupuntural e Alquimia Integrados, que tem como maior objetivo atender a esta demanda atual de harmonização dessa humanidade, rumo a sua evolução natural no planeta.


No início da criação da Unate, em 2001, tínhamos o objetivo de criar, em Recife, uma escola de práticas integrativas que capacitasse profissionais de saúde em ACUPUNTURA REFLEXA (Microssistemas Acupunturais).

Posteriormente, observamos a necessidade de ampliar este objetivo e sistematizamos nos 10 anos seguintes um método terapêutico que consorciava outras terapias integrativas, o qual passamos a chamar de Método TACAI. 

Neste período sentimos uma reação adversa e de descriminação, por parte de alguns acupunturistas mais antigos, que chegaram a dizer que Acupuntura Reflexa era acupuntura de quem não gostava de estudar, pois era simplificar muito a complexidade da MTC. 

Hoje essa realidade se transformou, e estes acupunturistas respeitáveis e experientes passaram a ver com outros olhos esses instrumentos maravilhosos de harmonização, os microssistema reflexos da acupuntura. 

Atualmente, o método TACAI, além das Medicina Tradicionais Orientais, inclui em seu ferramental terapêuticos diversas racionalidades terapêuticas, dentre as mais importantes podemos citar: a Terapia Floral e a Alquimia Parcelsiana, os Remédios Vibracionais Sanjeevini, a Terapias Sistêmica Fenomenológica de Bert Hellinger (Constelação Familiar), a Apometria, a Astrologia Terapêutica Sumeriana, a Fitoterapia e os conhecimentos terapêuticos de povos tradicionais, sem deixar de valorizar a biomedicina e suas novas tecnologias de diagnósticos e intervenções.


A mais nova contribuição e inserção ao Método TACAI:

 


A evolução e aprimoramento do Método TACAI 

 

As bases deste Método constituem-se da MTC - Medicina Tradicional Chinesa, da fisiologia energética, da perspectiva da física quântica relativista, dos conhecimentos reconstruídos e resgatados da Alquimia Paracelsiana e da Astrologia Suméria. 

Incluem-se também na sistematização dele, os conhecimentos da Psicossomática, da Apometria, a visão sistêmica fenomenológica das Constelações Sistêmicas, a PNL - Programação Neurolinguística, e a Reflexologia dos Microssistemas Acupunturais; não esquecendo dos conhecimentos atuais, da Ciência Biomédica contemporânea. 

 

  Um retrato simbólico do que é o Método TACAI

 

Com este método terapêutico viabilizamos as aplicações das "Ordens do Amor" de Bert Hellinger e de técnicas que levam  ao controle e equilíbrio dos organismos, organizando e regenerando as estruturas energética e somáticas, como enzimas, os hormônios, chakaras e meridianos, além de promover a capacidade regenerativa inerente dos seres em harmonia. 

 

O objetivo maior do método TACAI é a promoção de uma reação revitalizadora e regeneradora do campo bio-eletromagnético e por consequência dos corpos físico, mental e espiritual, tratando os Seres, como um todo.


Nesta perspectiva desenvolvemos técnicas capazes de gerar estímulo físicos/energéticos  através de técnicas acupunturais, frequência de sons, mentalizações, psicodrama, terapias sistêmicas, massoterapia, uso de remédios vibracionais como florais,  terapias Sanjeevini, mandalas e símbolos, que são catalisadores naturais da homeostase orgânica, pois reconectam o microcosmo (seres viventes) ao macro cosmo (força criadora do Universo) trazendo a harmonia e integralidade ao Ser.

 

Para ver mais sobre os cursos que promovemos na UNATE acesse este link:

http://unat-aban.blogspot.com.br/p/cursos.html

 

 

 

O que é na prática o Método TACAI - Terapia Acupuntura e Alquimia Integrados.

Assista nestes vídeos abaixo como realizamos, na prática, os

protocolos de atendimento integral de saúde, através do Método 

TACAI.

O Método foi sistematizado tomando por base mais de 30 anos de pesquisas e experiência terapêutica, através de um trabalho multidisciplinar desenvolvido pela equipe de terapeutas e pesquisadores da UNATE - Universidade Aberta do Terapeuta, sob a coordenação de Leonardo de Paiva, que é Doutor em Medicina Taoista ( Ph.D.), professor universitário, fisioterapeuta, profissional de Educação Física e Paramédico; com pós graduação em Fisiologista Humana, Antropologia Médica, Medicina Tradicional Chinesa, Metodologia Científica, Educação aplicada à Saúde e formação de mais de 15 anos, em Alquimia, no LABORCIV - Laboratório Centro de Integração da Vida e na escola de Alquimia de Joel Aleixo. Além de ter formação em diversos segmentos da PICs - Páticas Integrativas Complementares, como: Alquimia Floral, Reiki (Mestre), Hipnoterapia, PNL, Iridologia, Quiropraxia, Reflexologia, Terapia Sanjeevini , Astrologia Suméria, Constelação Familiar, Apometria, Treinamento Funcional e Artes Marciais Integrais.





Integram ainda o Método TACAI, de forma harmônica e complementar: além das técnicas terapêuticas orientais como acupuntura sistêmica e reflexa (ECIWO), conhecimentos da alquimia, fisiologia humana, cinesiologia, anatomia, massoterapia, reflexologia, hipnoterapia, terapias energéticas como: reiki, florais, remédios vibracionais Sanjeevini, bioenergética, fitoterapia, cristal, aplicação terapêutica da cinesiologia e das artes marciais, apometria, constelação sistêmica, técnicas de terapias de culturas tradicionais, além dos instrumentos de avaliação como: radiestesia, o’ring teste, leitura corporal e avaliação psicossomática.  

É importante destacar que as técnicas que compõe o método, além de promoverem o alívio de sintomas físicos e emocionais, harmonizam os aspectos energéticos sutis, fechando o ciclo de uma abordagem integral .

 

Nossa proposta

Propomos com essa sistematização, além da promoção da saúde integral, capacitar terapeutas e divulgar, de forma simples e acessível, o uso concomitante das diversas técnicas terapêuticas, alicerçadas nos conhecimento da física quântica relativista, associadamente, aos conhecimentos da  racionalidade das terapias energéticas orientais, alquimia e da  biomedicina ocidental contemporânea. 

 

O Método TACAI, de cuidados com a saúde integral, surge para integrar as terapias, fundamentadas pelo paradigma quântico relativista, sem esquecer a origem espiritual do Ser Humano e todo um arcabouço científico ocidental, comprovadamente, eficaz na promoção da saúde. 

 

Sistematização do Método

Didaticamente, dividimos a formação em três áreas de concentração:  

 

  • MTO - Medicina Tradicional Oriental (Chinesa, Japonesa, Coreana, Tibetana, Indiana) e Terapias Complementares (introdução do sistema floral TACAI, TRT - Terapia de Reprogramação e Ressignificação TACAI - básica, Compostos Florais, Fitoterapia, Microssistemas Acupunturais)

  • TSF - Terapia Sistêmica Fenomenológica (Constelações Familiares, Apometria, Terapia Floral/Alquimia básica e TRT - Terapia de Reprogramação de Traumas e Fobias, básica )

  • Alqumia espargíria e Astrologia Suméria (Alquimia avançada, Remédios Vibracionais Sanjeevini, Florais TACAI, Psicossomática, astrologia a plicada à alquimia, TRT  avançada)  - Para cursar a Alquimia e Astrologia tem de já ter uma das duas formações básicas (MTO ou TSF)

 

Estas  são capacitações que se complementam na formação do Terapeuta TACAI. A formação completa no método TACAI, só será concluída quando forem feitas as três capacitações, que integram o método, mas desde o primeiro curso de capacitação básica da tríade de formação, o Terapeuta TACAI, em formação, já tem condições de atuar profissionalmente, naquele segmento de capacitação que foi formado.

 

  • Na formação, em MTO são estudados os fundamentos e teorias de base da  Medicina Tradicional Oriental /Acupuntura e Terapias Complementares, além de técnicas de avaliação e terapias integrativas complementares, como fundamentos da terapia floral, terapia Sanjeevini, e aspectos filosóficos das terapias energéticas com os fundamentos básicos da psicossomática e da TRT/básica.

  • Na formação nas TSF - Terapias Sistêmicas Fenomenológicas ( Constelação Familiar), se estuda as teorias sistêmicas de Bert Hellinger , a Psicossomática e sua fisiologia energética, a TRT - Terapia de Reprogramação e Ressignificação TACAI - básica, Terapia Floral TACAI e Remédios Vibracionais

  • Na formação em Alquimia Avançada e princípios da Astrologia , aplicados à saúde serão compartilhados conhecimentos avançados da Terapia Floral TACAI e da arte da Alquimia, remédios vibracionais, conhecimentos básicos da astrológicas suméria e a TRT quântica avançada

 

 

Paralelamente a esta três vertentes de formação que se completam, mutuamente, estudaremos através de vivências, mini cursos e seminários aprofundamentos nas áreas de:  Constelação Familiar,  Apometria, Renascimento e outras ferramentas terapêuticas como; Radiestesia, Radiônica, Leitura Corporal, Reiki, Terapia com Cones Indianos; contribuindo de forma multidisciplinar com a formação do Terapeuta TACAI


Durante o período de cerca de 5 anos , da formação completa, é proporcionado ao estudante do método  vivências de auto conhecimento em diversas técnicas de meditação e exercícios como prática de Yoga, Tai Chi Chuan, Lian Gong, vivencias de renascimento, constelações familiares, apometria, bioenergética, experiência com abordagens xamânicas e medicinas de povos tradicionais. 

 

 

 

 

Esta formação é realizada pela UNATE - Universidade Aberta do Terapeuta e certificada pela ABAN - Academia Brasileira de Acupuntura e Naturopatia, apoiada pelo Instituto Rodolfo de Desenvolvimento Social e Cultural e têm a chancela da Faculdade ELO.

  https://emec.mec.gov.br/emec/consulta-cadastro/detalhamento/d96957f455f6405d14c6542552b0f6eb/MjA2NjY=/93916316abe23148507bd4c260e4b878/MTI2OTU2

 

A capacitação como terapeuta TACAI

Desde a conclusão do primeiro curso da formação, o Terapeuta TACAI já está capacitado a exercer as atividades de promoção e prevenção de saúde, na perspectiva de saúde integral.


Detalhes da formação no método:   

http://unat-aban.blogspot.com.br/p/cursos.html

 

Histórico da sistematização do Método TACAI

( por Leonardo de Paiva)

A criação e sistematização do Método TACAI surgiu como fruto de mais de 30 anos de estudos, pesquisas e prática terapêutica e de experiências no magistério, na área da saúde e das terapias naturais. 

Porém, sua sistematização atual foi realizada, principalmente, entre os anos 2000 a 2012,  período em que passei a estudar, com mais ênfase, a integração da MTC - Medicina Tradicional Chinesa com a Alquimia Espargíria e Astrologia Suméria, principalmente, no período em que tive a oportunidade de estudar MTC, na China e atuar como terapeuta e estudar, nos Estados Unidos, Índia e Europa. 

Com o contato com as culturas orientais chinesa, tibetana  indiana,  italiana, nórdica e celta, aprofundei-me nas suas bases culturais e  nos conhecimentos da alquimia , mitologia e práticas tradicionais curativas. 

A arquitetura europeia ornada com a influência da astrologia medieval, as visitas as antigas universidades italianas, os cursos de Acupuntura, Medicina Ayuvédica indiana, Tui Na, Kyusho, Tai Chi Chuan, Lian Gong, Systema Russo (arte marcial russa) e Antropologia Médica que frequentei na China, Estados Unidos, Dinamarca, Suíça, Itália, Finlândia e Índia foram , com certeza, os grandes catalisadores desse processo de sistematização do método, em três linhas de conhecimento e dois níveis de aprofundamento.  

A versão atual da sistematização do método foi realizada a partir das experiências vivenciadas na China, durante um período de aprofundamento em  Medicina Tradicional Chinesa, realizada na Academia Chinesa de MTC e na Federação Mundial de MTC, dos cursos e estágios nos hospitais chineses, da visita e observações realizadas na clínica particular e no centro de treinamento do Dr. Wan, em Beijing/China, sob supervisão e acompanhamento do prof. Giuseppe Magaldi, período que teve fundamental importância no alicerce e  encorajamento para atual reformulação e sistematização do Método TACAI e no período que estudei a Medicina Ayurvédica na Índia

A partir de 2012 já incluímos no ferramental terapêutico do método os conhecimentos biomédicos da cinesiologia, musicoterapia e as vivências de Constelação Familiar e Apometria, conteúdos que são vivenciados, informalmente, em vivências durante a formação do terapeuta TACAI.

Em fevereiro de 2018 a esta tese sobre o método terapêutico TACAI , nos contemplou com o titulo "Doutor",  Ph. D. em Medicina do Tao , pelo International Intitute of Being Tao. Fato que além de muito nos orgulhar trás uma grande responsabilidade e mais empenho em estar sempre no processo de aperfeiçoamento e melhora do método TACAI.

                                                

    Centro de treinamento internacional Dr. Wan-Beijim/China



                        
          

Hospital de Beijing/ China

                               


  Capacitação em MTC e Tui Na, na Academia Chinesa de MTC - Beijing / China - 2012

 

 

 

Breve histórico da base da construção dessa ideia (Método TACAI ®)

Desde o final dos anos 60, ainda criança, acompanhei minha avó, a professora e poetisa  Stela Breckenfeld de Carvalho, nos estudos sobre as terapias energéticas desenvolvidos, no Centro Espiritualista Oriental SWAMY, em Campo Grande, Recife/PE. 

No final dos anos 70, durante o período que estudei botânica, ecologia, anatomia e fisiologia vegetal, nos cursos de biologia e engenharia florestal, na UFRPE,  dávamos também os primeiros passos nos estudos da metafísica, na ordem Rosa Cruz e já percebíamos as possibilidades de equilibrar os organismos e obtenção de harmonizações físicas e energéticas, através dos  princípios ativos dos vegetais e da importância da perfeita integração com a natureza, para obtenção dessas  harmonizações.

Estes períodos foram  muito importantes na estruturação dos conhecimentos fito farmacológicos, energéticos e ecológicos, que também norteiam nosso sistema terapêutico. 

No início dos anos 90, 1991, fui apresentados  a terapia floral de Bach, durante uma palestra que fazia parte de um curso de  aperfeiçoamento, que eu estava participando, em Brasília. Logo em seguida, fui apresentado aos estudos da PNL e astrologia através do amigo e professor, Haroldo Barros. Então em 1997 para 1998 inicie a minha formação em Alquimia, com o alquimista Joel Aleixo, esta formação continuada em Alquimia, com o Joel Aleixo perdurou  até 2012, pela dinâmica dos conhecimentos e evolução dos procedimentos daquela escola de Alquimia.

Neste período de 13 anos tive a oportunidade de acompanhar toda construção do sistema terapêutico da escola de alquimia Joel Aleixo, desde as tinturas e florais básicos, dos Florais Brasileiros, até a criação da terapia do VITRIOL, do atual Sistema Floral Joel Aleixo.

Outros aspectos desencadeadores dessa motivação para sistematizar o método TACAI,  foram as experiências com a MTC - Medicina Tradicional Chinesa, no dia a dia de consultório, a curiosidade pelas Medicina Tradicionais, além das vivências em Apometria, Terapia Sanjeevini e Constelação Familiar, que vivenciei nos  últimos 25 anos.

 

  Apresentação do coordenador da sistematização do método TACAI  da UNATE realizada pela comissão científica da ABAN - Academia Brasileira de Acupuntura Reflexa e Naturopatia.


Quem é Leonardo de Paivacoordenador da sistematização do Método TACAI

 

Doutor em Medicina do TAO, Fisioterapeuta, Professor de Educação Física e Coronel Paramédico do Corpo de Bombeiros, com especialização e aperfeiçoamento em Medicina Tradicional Oriental,  Fisiologia Humana , Medicina Submarina, Antropologia Médica, Metodologia Científica, Especialista em Educação, Alquimista da escola de Alquimia de Joel Aleixo. Além de professor e Artista Marcial, com formação em treinamento funcional, pela Escola Brasileira de Pilates  . 

Leonardo nasceu no Recife/PE em 20/03/1961. Estudou nos colégios, São Luiz, Damas e Eucarístico, no Recife/PE. Graduado pela Academia Militar do Paudalho e pelo Centro Universitário Maurício de Nassau. Estudou também biologia, engenharia florestal e zootecnia, na UFRPE, nos anos 80 e 90. 

Pós graduou-se em Educação, Metodologia Científica , Fisiologia Humana , Medicina Tradicional Chinesa, Paramedicina e Antropologia Médica. Foi um dos fundadores e um dos primeiros comandantes do Grupamento de Medicina Pré-Hospitalar do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco. 

Estudou  Medicina Tradicional Chinesa, na NESA - New England School of Acupuncture (USA - 2001), no CITE / Recife, na Shen - Estudos de Medicina Chinesa (Recife/PE) e na Confederação Chinesa de MTC, em Beijing / China, fez formação em Paramedicina nos Estados Unidos (Universidade de HARVARD e RTI) , pós graduou-se em Antropologia Médica, na Universidade de Milão Biccoca, em Milano/Itália; Fisiologia Humana, na UNIVERSO; Educação na UFRPE e realizou formação em Alquimia na Escola de Alquimia de Joel Aleixo, concluindo todos os níveis da formação em Alquimia Espargíria. Estudou filosofia e principios da Medicna Ayurvédica na Índia.

Em 2003, Leonardo estimulado e apoiado, pelo professor Evandro Duarte de Sá, coordenado, na época, da graduação em fisioterapia da FIR - Faculdade Integrada do Recife, fez a sugestão de um projeto de inserção da cadeira de terapias orientais e holísticas, para a graduação de fisioterapia, da antiga FIR, hoje Centro Universitário Estácio de Sá. 

Em 2004, Leonardo de Paiva e Dayse Amorim ministraram as primeiras aulas de terapias holísticas e teorias de base da MTC, no  curso de fisioterapia da FIR, desde então, quase todos os curso de fisioterapia do estado de Pernambuco, passaram a adotar esta cadeira nos currículos da formação dos fisioterapeutas.

Associadamente a esta inovação na formação do profissional fisioterapeuta em Pernambuco foi ativado o primeiro ambulatório de acupuntura, multiprofissional, em faculdades particulares no nordeste. Ainda em 2004 Leonardo de Paiva ministrou cursos de extensão acadêmica, em MTC - Medicina Tradicional Chinesa, na UFPE e FIR e cadeiras de acupuntura aplicada à fisioterapia , nos programas de pós graduação do Centro Universitário Maurício de Nassau e da antiga FIR.

Conclusão do curso de aperfeiçoamento em Medicina Tradicional Chinesa.

 Beijing/China - 2012.


Em 2001, Leonardo de Paiva cursou as formações em Paramedicina na Universidade de Harvard, nos EEUU, e formação em acupuntura reflexa , na NESA - New Englad School of Acupuncture/ EEUU, em 2001. 




Em 2002, sentido necessidade de maior aprofundamento na visão biomédica ocidental, ingressou no curso de fisioterapia na Faculdade Integrada do Recife concluindo o curso no Centro Universitário Maurício de Nassau / Recife.

Em 2010 cursou uma pós graduação em antropologia médica, na Universidade de Milão Bicocca – Itália e a especialização em acupuntura na Shen/FATEC.



Ainda em 2010 realizou formação em Kyusho Aiki Jutsu na Filândia e Dinamarca. Iniciou-se como mestre em Reiki, pela Kyusho Dinamarca, com o mestre Karsten Dam.


Em 2011 concluiu a primeira sistematização do método TACAI e do sistema floral TACAI, coordenou a apresentação deste modelo de atendimento integral, no II Simpósio Internacional de Saúde Quântica e Qualidade de Vida, no Recife. 

Em 2012 realizou aperfeiçoamento em Medicina Tradicional Chinesa,na Academia Chinesa de MTC e na Federação Mundial de MTC,  em Beijing / China 



Em 2014 levou, através de palestras e seminários, os fundamentos do método TACAI para Europa 
( Alemanha e Dinamarca) 

Desce 2016 está a frente da cadeira de acupuntura aplicada a analgesia e anestesia, do programa de pós graduação em cirurgia e traumatologia, do departamento de odontologia da UFPE. 
 
Palestra sobre terapia nas disfunções nas articulações temporomandibular 
 



Em 2017 retornou à Europa fazendo atendimentos de consultório, constelações familiares em grupo, palestras e seminários sobre o método TACAI , em Portugal e na Dinamarca.

Em 2018 recebeu da International  Institute  of  Beigim Tao e da Associação Cultural Brasil China o título de Ph.D. , Doutor em Medicina do Tao.


Atualmente é o dirigente UNATE - Universidade Aberta do Terapeuta, vice presidente do CRAENE - Conselho de Autoregulação da Acupuntura nos Estados do Nordeste, atua como terapeuta e pesquisador das PIC - Práticas Integrativas Complementares. Foi professor do programa de pós graduação em acupuntura da Shen: Estudos em MTC, no Recife/PE e Consultor da ONU/PNUD - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento da Organização das Nações Unidas, em assuntos de defesa civil e gerenciamento de riscos e catástrofes.


Apresentação realizada pela comissão científica da
ABAN - Academia Brasileira de Acupuntura e Naturopatia
 
CNPJ  06.900.661/0001-23