O que é o Método TACAI ®





O Método TACAI® e a nossa proposta filosófica

 Assista o vídeo clicando em:

 

  TACAI - Terapia Acupuntural e Alquimia Integrados

Em essência, o ser humano é um subsistema biológico  que existe entre campos mórficos e magnéticos.

 

O corpo físico é conectado com os corpos sutis através de centros energéticos (Chakras) e irrigado de energia através dos meridianos que são linhas de condução da força vital "Qi". Estes centros de troca energéticas e linhas de energia são controlados por leis universais e relógios bioquímicos que, por sua vez, são regidos pelos fatores de ressonância com o Universo.  


Na atualidade o ser humano está sendo promovido a um novo programa biológico de criação e evolução. Este avanço requer que os chakras e meridianos estudados nas medicinas Ayurvédica e Chinesa, sejam redimensionados e se reconectem, de forma harmônica, com a Energia Criadora Universal, visando contribuir com essa atual conjuntura do desenvolvimento da criatura humana, o nosso corpo de professores, terapeutas e pesquisadores da UNATE sistematizou um método terapêutico e de auto conhecimentos, o Método TACAI - Terapia Acupuntural e Alquimia Integrados



No início da criação da Unate, em 2001, tinhamos o objetivo de criar, em Recife, uma escola de práticas integrativas que capacitasse profissionais de saúde em ACUPUNTURA REFLEXA (Microssistema Acupunturais), modalidade das Medicinas Orientais que havíamos vivenciados , quando estudávamos na NESA ( Escola de Acupuntura da Nova Inglaterra, no EEUU), no ano anterior. 

Posteriormente observamos a necessidade de ampliar este objetivo e sistematizamos nos 10 anos seguintes um método terapêutico, que passamos a chamar de Método TACAI. 

Neste período sentimos inclusive descriminação por parte de acupunturistas mais antigos, pois chegaram a dizer que Acupuntura Reflexa era acupuntura de quem não gostava de estudas. Hoje essa realidade se transformou-se, e estes acupunturistas respeitáveis e experientes passam a ver com outros olhos esses instrumentos maravilhosos de harmonização, os microssistema reflexos da acupuntura.

 

UM POUCO SOBRE O MÉTODO TACAI 

As bases do Método TACAI baseiam-se na MTC - Medicina Tradicional Chinesa, na fisiologia energética, na perspectiva da física quântica relativista, nos conhecimentos reconstruidos e resgatados da Alquimia Paracelsiana e Astrologia Suméria, nas terapias orgônicas, na psicossomática, psicodrama quântico, apometria, conhecimentos da Constelação Sistêmica, Programação Neurolinquistica, reflexologia dos microssistmas; não esquecendo a ciência biomédica contemporânea, desprovida das manipulações da indústria farmacêutica, puramente mercantilista. 

 

Com este método terapêutico viabilizamos aplicações de técnicas, que levam  ao controle e equilíbrio dos organismos, na busca da homeostase, organizando e regenerando as estruturas energética e histológicas, equilibrando os hormônios, além da capacidade regenerativa e corretiva dos organismos. 

 

O objetivo maior é a promoção de uma reação revitalizadora e regeneradora do campo eletromagnético e por consequência dos corpos físico, mental e espiritual, tratando o Ser, como um todo.


Nesta perspectiva desenvolvemos técnicas capazes de gerar estímulo hormonais  através de técnicas acupunturais, frequência de sons, mentalizações passivas e ativas, psicodrama, terapias sistêmicas, massoterapia, uso de remédios vibracionais como florais,  terapias Sanjeevini, mandalas e símbolos, que são catalisadores naturais da homeostase orgânica, pois reconectam o microcosmo (ser humano) ao macro cosmo (força criadora do Universo) trazendo a integralidade ao Ser.

 

Para ver mais sobre os cursos que promovemos na UNATE acesse este link:

 

 

O que é na prática o Método TACAI - Terapia Acupuntura e Alquimia Integrados.

Assista nestes vídeos abaixo como realizamos, na prática, os protocolos de atendimento integral de saúde, através do Método TACAI.

http://youtu.be/NoWL613mv8Y





 




Método TACAI ® -Terapia Acupuntural e Alquimia Integrados 


O Método foi sistematizado tomando por base mais de 30 anos de pesquisas e experiência terapêutica, através de um trabalho multidisciplinar desenvolvido pela equipe de terapeutas e pesquisadores da UNATE - Universidade Aberta do Terapeuta, sob a coordenação de Leonardo de Paiva, que é professor universitário, fisioterapeuta, educador físico e paramédico, com pós graduação em Fisiologista Humana, Antropologia Médica, Medicina Tradicional Chinesa, Metodologia Científica, Educação aplicada à saúde e formação de mais de 15 anos, em Alquimia, no LABORCIV e na escola de Alquimia de Joel Aleixo. Além de ter formação em diversos segmentos da PICs - Páticas Integrativas Complementares, como: Alquimia Floral, Reiki, Hipnoterapia, PNL,  Iridologia, Quiropraxia, Reflexologia, Terapia Sanjeevini , Astrologia Suméria, Constelação Familiar, Apometria, Treinamento Funcional e Artes Marciais Integrais.





Integram o Método TACAI, de forma harmônica e complementar: técnicas terapêuticas orientais como acupuntura sistêmica e reflexa (ECIWO), conhecimentos da alquimia, fisiologia humana, cinesiologia, anatomia, massoterapia, reflexologia, hipnoterapia, terapias energéticas como: reiki, florais, remédios vibracionais Sanjeevini, bioenergética, fitoterapia, cristal, aplicação terapêutica da cinesiologia e das artes marciais, apometria, constelação sistêmica, técnicas de terapias de culturas tradicionais, além dos instrumentos de avaliação como: radiestesia, o’ring teste, leitura corporal e avaliação psicossomática.  

É importante destacar que as técnicas que compõe o método, além de promoverem o alívio de sintomas físicos e emocionais, tratam os aspectos energéticos sutis, fechando o ciclo de uma abordagem integral .

 

Nossa proposta

Propomos com essa sistematização, além da promoção da saúde integral, capacitar terapeutas e divulgar, de forma simples e acessível, o uso concomitante das diversas técnicas terapêuticas alicerçados nos conhecimento da física quântica relativista, associadamente, aos conhecimentos da  racionalidade das terapias energéticas orientais, alquimia e da  biomedicina ocidental contemporânea. 

 

O Método TACAI, de cuidados com a saúde integral, surge para integrar as terapias, fundamentadas pelo paradigma quântico relativista, sem esquecer a origem espiritual do Ser Humano e todo um arcabouço científico ocidental, comprovadamente, eficaz na promoção da saúde. 

 

Sistematização do Método

Didaticamente, dividimos a formação em duas áreas de concentração:  

 

  • MTC - Medicina Tradicional Chinesa e Terapias Complementares

     

  • Alquimia e princípios  da Astrologia aplicados à saúde

     

    Estes são cursos independentes que se completam. O estudante poderá escolher que formação fará primeiro. A formação no método TACAI só será concluída quando fizer as duas formações, que integram a MTC - Medicina Tradicional Chinesa e Terapias Complementares e a Alquimia Espargíria.

     

Na formação em MTC são estudados os fundamentos e teorias de base da  Medicina Tradicional Chinesa, além de técnicas de avaliação e terapias integrativas complementares, como fundamentos da terapia floral, terapia Sanjeevini, além dos aspectos filosóficos das terapias energéticas e fundamentos básicos da psicossomática.

 

Na formação em Alquimia Avançada e princípios da Astrologia , aplicados à saúde serão compartilhados conhecimentos da arte da Alquimia, psicossomática e serão introduzidos conhecimentos básicos da astrológicas suméria

 

Paralelamente a esta duas vertentes de formação que se completam, mutuamente, estudaremos através de vivências, mini cursos e seminários a Constelação Familiar,  Apometria, Renascimento e outras ferramentas terapêuticas como; Radiestesia, Radiônica, Leitura Corporal, Reiki, Terapia com Cones Indianos; contribuindo de forma multidisciplinar com a formação do Terapeuta TACAI


Durante o período de cerca de 3 anos , da formação completa é proporcionado ao estudante do método  vivências de auto conhecimento em diversas técnicas de meditação e exercícios como prática de yoga, tai chi chuan, vivencias de renascimento, constelações familiares, meditações ativa do Osho ,  apometria, bioenergética, experiência com abordagens xamânicas e medicinas de povos tradicionais.

 

Esta formação é realizada pela UNATE - Universidade Aberta do Terapêuta e certificada pela ABAN - Academia Brasileira de Acupuntura e Naturopatia, apoiada pelo Instituto Rodolfo de Desenvolvimento Social e Cultural

 

A capacitação como terapeuta TACAI

Desde a conclusão do primeiro curso da formação, seja no curso de concentração em Acupuntura ou no em concentração em Alquimia Floral e Astrologia o Terapeuta TACAI, já está capacitado a exercer as atividades de promoção e prevenção de saúde, na perspectiva de saúde integral, alicerçado nas técnicas vivenciadas da acupuntura e terapias complementares ou da alquimia e astrologia usando as ferramentas como florais e remédios vibracionais "Sanjeevini". 


Detalhes da formação no método:   

http://unat-aban.blogspot.com.br/p/cursos.html

 

Histórico da sistematização do Método TACAI

( por Leonardo de Paiva)

 

A criação e sistematização do Método TACAI surgiu como fruto de mais de 30 anos de estudos, pesquisas e prática terapêutica e de uma experiência no magistério, na área da saúde e das terapias naturais. 

Porém, sua sistematização atual, dividida em dois cursos de concentrações diferentes que se complementam, foi realizada, principalmente, entre os anos 2000 a 2012,  período em que passei a estudar, com mais ênfase, a integração da MTC - Medicina Tradicional Chinesa com a Alquimia Espargíria e Astrologia Suméria, principalmente, no período em que tive a oportunidade de estudar MTC, na China e atuar como terapeuta e estudar, nos Estados Unidos e Europa. 

Com o contato com as culturas orientais,  italiana, nórdica e celta, aprofundei-me nas suas bases culturais e  nos conhecimentos da alquimia , mitologia e práticas tradicionais curativas. 

A arquitetura europeia ornada com a influência da astrologia medieval, as visitas as antigas universidades italianas, os cursos de Acupuntura, Tui Na, Kyusho, Tai Chi Chuan, Systema Russo (arte marcial russa) e antropologia médica que frequentei na China, Estados Unidos, Dinamarca, Suíça, Itália e Finlândia foram , com certeza, os grandes catalisadores desse processo de sistematização do método, em duas linhas de conhecimento e níveis de aprofundamento.  

A versão atual da sistematização do método foi realizada a partir das experiências vivenciadas na China, durante um período de aprofundamento em  Medicina Tradicional Chinesa, realizada na Academia Chinesa de MTC e na Federação Mundial de MTC, dos cursos e estágios nos hospitais chineses, da visita e observações realizadas na clínica particular e no centro de treinamento do Dr. Wan, em Beijing/China, sob supervisão e acompanhamento do prof. Giuseppe Magaldi, período que teve fundamental importância no alicerce e  encorajamento para atual reformulação e sistematização do Método TACAI.

A partir de 2012 incluímos no ferramental terapêutico do método os conhecimentos biomédicos da fisioterapia, cinesiologia, musico terapia e as vivências de Constelação Familiar e Apometria, conteúdos que são vivenciados durante a formação do terapeuta TACAI.

                                                

    Centro de treinamento internacional Dr. Wan-Beijim/China



                        
          

Hospital de Beijing/ China

                               


  Capacitação em MTC e Tui Na, na Academia Chinesa de MTC - Beijing / China - 2012

 

Breve histórico da base da construção dessa ideia

(Método TACAI ®)

Desde o final dos anos 60, ainda criança, acompanhei minha avó, a professora e poetisa  Stela Breckenfeld de Carvalho, nos estudos sobre as terapias energéticas desenvolvidos, no Centro Espiritualista Oriental SWAMY, em Campo Grande, Recife/PE. 

No final dos anos 70, durante o período que estudei botânica, ecologia, anatomia e fisiologia vegetal, nos cursos de biologia e engenharia florestal, na UFRPE,  dávamos também os primeiros passos nos estudos da metafísica, na ordem Rosa Cruz e já percebíamos as possibilidades de harmonização e obtenção de curas, através dos  princípios ativos dos vegetais e da importância da perfeita integração com a natureza, para obtenção dessas curas e harmonizações.

Estes períodos foram  muito importantes na estruturação dos conhecimentos fito farmacológicos, energéticos e ecológicos, que também norteiam nosso sistema terapêutico. 

No início dos anos 90 fui apresentados  a terapia floral de Bach, durante uma palestra que fazia parte de um curso de  aperfeiçoamento, que eu estava participando, em Brasília. Logo em seguida, fui apresentado aos estudos da PNL e astrologia através do amigo e professor, Haroldo Barros. Então em 1998 inicie a minha formação em Alquimia, com o alquimista Joel Aleixo, esta formação continuada em Alquimia, com o Joel Aleixo perdurou  até 2012, pela dinâmica dos conhecimentos e evolução dos procedimentos dessa escola de Alquimia.

Neste período de 13 anos tive a oportunidade de acompanhar toda construção do sistema terapêutico da escola de alquimia Joel Aleixo, desde as tinturas e florais básicos, dos Florais Brasileiros, até a criação da terapia do VITRIOL, do atual Sistema Floral Joel Aleixo.

Outros aspectos desencadeadores dessa motivação para sistematizar o método TACAI,  foram as experiências com a MTC - Medicina Tradicional Chinesa, no dia a dia de consultório, a curiosidade pela Medicina Tradicional Indiana, através das trocas de informação com Maprem Zaki, minha amiga pessoal e estruturadora da TDP - Terapia Dinâmica Progressiva e do espaço terapêutico, Pura Luz Yoga, além das vivências em Apometria, Terapia Sanjeevini, Dinâmicas Terapêuticas do Osho e Constelação Familiar, que vivenciei nos  últimos 20 anos.

 

  Apresentação do coordenador da sistematização do método TACAI , da UNATE realizada pela comissão científica da ABAN - Academia Brasileira de Acupuntura Reflexa e Naturopatia.


Quem é Leonardo de Paivacoordenador da sistematização do Método TACAI

 

Fisioterapeuta, Educador Físico e Coronel Paramédico do Corpo de Bombeiros, com especialização e aperfeiçoamento em Medicina Tradicional Oriental,  Fisiologia Humana , Medicina Submarina, Antropologia Médica, Metodologia Científica, Especialista em Educação, Alquimista da escola de Alquimia de Joel Aleixo. Além de professor e Artista Marcial, com formação em treinamento funcional, pela Escola Brasileira de Pilates  . 

Leonardo nasceu no Recife/PE em 20/03/1961. Estudou nos colégios, São Luiz, Damas e Eucarístico, no Recife/PE. Graduado pela Academia Militar do Paudalho e pelo Centro Universitário Maurício de Nassau. Estudou também biologia, engenharia florestal e zootecnia, na UFRPE, nos anos 80 e 90. 

Pós graduou-se em Educação, Metodologia Científica , Fisiologia Humana , Medicina Tradicional Chinesa, Paramedicina e Antropologia Médica. Foi um dos fundadores e um dos primeiros comandantes do Grupamento de Medicina Pré-Hospitalar do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco. 

Estudou  Medicina Tradicional Chinesa, na NESA - New England School of Acupuncture (USA - 2001), no CITE / Recife, na Shen - Estudos de Medicina Chinesa (Recife/PE) e na Confederação Chinesa de MTC, em Beijing / China, fez formação em Paramedicina nos Estados Unidos (Universidade de HARVARD e RTI) , pós graduou-se em Antropologia Médica, na Universidade de Milão Biccoca, em Milano/Itália; Fisiologia Humana, na UNIVERSO; Educação na UFRPE e realizou formação em Alquimia na Escola de Alquimia de Joel Aleixo, concluindo todos os níveis da formação em Alquimia Espargíria. 

Em 2003, Leonardo estimulado e apoiado, pelo professor Evandro Duarte de Sá, coordenado, na época, da graduação em fisioterapia da FIR - Faculdade Integrada do Recife, fez a sugestão de um projeto de inserção da cadeira de terapias orientais e holísticas, para a graduação de fisioterapia, da antiga FIR, hoje Estácio de Sá. 

Em 2004, Leonardo e Dayse Amorim ministraram as primeiras aulas de teorias de base da MTC, no  curso de fisioterapia da FIR, desde então, quase todos os curso de fisioterapia do estado de Pernambuco, passaram a adotar esta cadeira nos currículos da formação dos fisioterapeutas.

Associadamente a esta inovação na formação do profissional fisioterapeuta em Pernambuco foi ativado o primeiro ambulatório de acupuntura, multiprofissional, em faculdades particulares no nordeste. Ainda em 2004 Leonardo de Paiva ministrou cursos de extensão acadêmica, em MTC - Medicina Tradicional Chinesa, na UFPE e FIR e cadeiras de acupuntura aplicada à fisioterapia , nos programas de pós graduação do Centro Universitário Maurício de Nassau e da FIR.

Conclusão do curso de aperfeiçoamento em Medicina Tradicional Chinesa.

 Beijing/China - 2012.


Leonardo de Paiva cursou as formações em Paramedicina na Universidade de Harvard, nos EEUU, e formação em acupuntura reflexa , na NESA - New Englad School of Acupuncture/ EEUU, em 2001. 


Em 2002, sentido necessidade de maior aprofundamento na visão biomédica ocidental, ingressou no curso de fisioterapia na Faculdade Integrada do Recife concluindo o curso no Centro Universitário Maurício de Nassau/Recife.

Em 2010 concluiu pós graduação em antropologia médica, na Universidade de Milão Bicocca – Itália e a especialização em acupuntura na Shen/FATEC.

Ainda em 2010 realizou formação em Kyusho Aiki Jutsu na Filândia e Dinamarca. Iniciou-se como mestre em Reiki, pela Kyusho Dinamarca, com o mestre Karsten Dam.

Em 2011 concluiu a primeira sistematização do método TACAI e do sistema floral TACAI, coordenou a apresentação deste modelo de atendimento integral, no II Simpósio Internacional de Saúde Quântica e Qualidade de Vida, no Recife. 

Em 2012 realizou aperfeiçoamento em Medicina Tradicional Chinesa,na Academia Chinesa de MTC e na Federação Mundial de MTC,  em Beijing / China 

Em 2014 levou, através de palestras e seminários, os fundamentos do método TACAI para Europa 
( Alemanha e Dinamarca)

Atualmente é o dirigente UNATE - Universidade Aberta do Terapeuta, vice presidente do CRAENE - Conselho de Autoregulação da Acupuntura nos Estados do Nordeste, atua como terapeuta e pesquisador das PIC - Práticas Integrativas Complementares. Foi professor do programa de pós graduação em acupuntura da Shen: Estudos em MTC, no Recife/PE e Consultor da ONU/PNUD - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento da Organização das Nações Unidas, em assuntos de defesa civil e gerenciamento de riscos e catástrofes.


Apresentação realizada pela comissão científica da
ABAN - Academia Brasileira de Acupuntura e Naturopatia
 
CNPJ  06.900.661/0001-23