segunda-feira, 2 de março de 2020

Orientações e normas da Formação e Pós-graduação em Constelação Sistêmica e Psicossomática, com suporte das terapias integrativas do Método TACAI





1. Nome do Curso e Área do Conhecimento:


Nome do Curso: Pós-Graduação Lato Sensu em:
Constelação Sistêmica e Psicossomática, com suporte das terapias integrativas do Método TACAI
Área do Conhecimento: Saúde
Forma de Oferta: aulas teóricas, on line ao vivo, estudos dirigidos, on line e vivenciais presenciais - Carga horária : 445h

2. Justificativa:
A Constelação Sistêmica Familiar é um novo método de terapia fenomenológica trazido ao Brasil na década de 1980. Seu sistematizador, o alemão Bert Hellinger, era teólogo, filósofo e psicólogo. Foi seminarista, estudou psicanálise, hipnose de Milton Erickson, psicologia transacional sistêmica familiar, psicologia de grupo e bioenergética.

A Constelação tem sido amplamente divulgada nos últimos anos e tomado uma amplitude muito grande, saindo do âmbito exclusivo da terapia familiar para inúmeras aplicações como por exemplo nas áreas: médica, jurídica, pedagógica, organizacional. Esta abordagem terapêutica conta com técnicas que detectam informações, muitas vezes inconscientes, e trazem à luz fenômenos do sistema familiar e sistêmicos, que muitas vezes não são percebidos conscientemente pelo indivíduo.

Hellinger defendia que nos envolvemos emocionalmente, nos emaranhados do sistema familiar e ai muitas desarmonias podem vir à tona, o que aprisiona e impede o fluir harmônico da vida. Isso pode gerar sintomas como doenças (físicas e/ou emocionais), dificuldades em relacionamentos, dificuldades financeiras dentre outras desarmonias.

Hoje no Brasil a Constelação Sistêmica (Constelação Familiar), como atendimento terapêutico, está sendo plenamente divulgado e disseminado, pela sua possível atuação multidisciplinar nas áreas da psicologia, medicina, assistência social, direito, recursos humanos, pedagogia, organizacional, dentre outras áreas afins, sendo um excelente campo profissional a ser seguido e desenvolvido.

Decidimos então consorciar nesta formação de pós-graduação, as técnicas da Constelação Sistêmica, com os conhecimentos da Psicossomática, da PNL – Programação Neurolinguistica, Hipnoterapia e as Terapias Integrativas Complementares, que estruturam um método terapêutico conhecido como Método TACAI.

As bases do Método TACAI constituem-se das terapias ditas energéticas, como a MTC - Medicina Tradicional Chinesa, conhecimentos da fisiologia energética, da perspectiva da física quântica relativista e dos conhecimentos reconstruídos e resgatados da Alquimia. Incluem-se também neste método terapêutico a Psicossomática e Programação Neurolinguística, e quando fazemos este casamento da Constelação Sistêmica com as terapias do Método TACAI, surge uma abordagem terapêutica riquíssima, a qual organizamos e sistematizamos, em formato de uma pós-graduação.


2.1 - Habilidades e Competências:

A formação em Constelação Sistêmica e Psicossomática, com suporte das Terapias Integrativas do Método TACAI visa, de forma plena, desenvolver uma formação que capacite o Terapeuta, Constelador Sistêmico Integral, a promover processos terapêuticos, que têm como objetivo maior, trazer reflexões sobre o mundo interno e externo​ de cada pessoa, harmonizando-os coma s ferramentas da Constelação Sistêmica e das Terapias Integrativas do Método TACAI. O Bert Hellinger chamava isso de colocar a vida em “ordem sistêmica”

Ao final desta formação o terapeuta estará habilitado a exercer suas funções de acordo a diversidade e complexidade de temas que se fizerem presente, no seu cotidiano de consultório, acessória organizacional, jurídica, pedagógica ou de grupos terapêuticos.

Para quem é este curso?

Pessoas que querem conhecer e se entregar a uma nova experiência, que querem agregar uma postura nova ao seu trabalho, que querem conhecer um trabalho revolucionário que está mudando, de forma profunda, a vida de muitas pessoas.

·        Para pessoas que querem compreender a influência dos acontecimentos de gerações anteriores em sua vida;
·        Pessoas interessadas em conhecer mais das Constelações Familiares;
·        Profissionais da área da Saúde;
·        Pessoas que atuam como Terapeutas;
·        Pessoas que atuam no Sistema Judiciário;
·        Mediadores e Assistentes sociais;
·        Gestores e Executivos organizacionais;
·        Profissionais ligados aos Recursos Humanos e Gestão de Pessoas;
·        Pessoas do Sistema Educacional;
·        Pessoas que buscam o autoconhecimento;
·        Pessoas e organizações que trabalham com atendimento às famílias;
·        Graduados do Direito, Psicologia, Administração e Assistência Social;
·        Pessoas que desejam trabalhar com Constelações Sistêmicas, independente da sua área de atuação atual.



3. Histórico da Instituição chancelada:

A ABAN – Academia Brasileira de Acupuntura Reflexa e Naturopatia, com nome de fantasia de UNATE – Universidade Aberta do Terapeuta, foi fundada oficialmente, em 11 de fevereiro de 2004, a sua ata de fundação foi registrada no livro "A" de registro de títulos e documentos e de pessoas jurídica do Cartório Mauro Lima, de Camaragibe, sob o número 2262, às folhas 178v, todavia a nossa experiência na formação de terapeutas com a visão holística integrativas  vem desde 1989 e desde 2002 que realizamos cursos e formação em Acupuntura e Terapias Complementares.  Formamos, desde de lá, mais de 200 terapeutas integrativos no método TACAI. A presidência da ABAN está desde a sua fundação com Leonardo de Paiva


Currículo Lates de Leonardo de Paiva



José Leonardo de Paiva e Souza é especialista em educação aplicada à saúde, pela UFRPE, Constelador Sistêmico, Acupunturista, Especialista em Paramedicina, pela National Safety Coucil e Universidade de Harvard ( USA 2001), Doutor em Medicina Taoista,  pela International Institute of Being Tao/ China ( 2018). 

Sua formação profissional no Brasil, Estados Unidos, China , Índia e Itália: Fisioterapeuta, Profissional de Educação Física e Bacharel em segurança pública e Defesa Civil, é pós-graduado em Acupuntura, Fisiologia Humana, Educação, Metodologia Científica e aperfeiçoamento em Filosofia e Medicina Ayurvédica ( Índia - 2019), Antropologia Médica, na Universidade de Milão Bicocca/Itália ( 2010). Por 27 anos atuou como oficial do Corpo de Bombeiros de Pernambuco (atualmente é coronel da reserva remunerada).

No Corpo de Bombeiros administrou unidade de ensino, busca e salvamento terrestre e marítimo,  e foi um dos fundadores e comandou o Grupamento de Medicina Pré-Hospitalar do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco. 

Tem formação em PARAMEDICINA - Atendimento Pré Hospitalar, na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos da América e em Constelação Familiar Sistêmica pela UNIPAZ / Recife. Atualmente, atua como terapeuta em Constelação Sistêmica, Acupuntura e Terapias Complementares; é professor universitário, em diversos programas de pós-graduação (UFPE e UNINASSAU), professor e diretor de estágio da UNATE - Universidade Aberta do Terapeuta e presidente da  ABAN – Academia Brasileira e Acupuntura Reflexa e Naturopatia,

• Atuou como consultor da ONU/PNUD - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

• É vice-presidente do CRAENE - Conselho Regional de Auto-Regulamentação da Acupuntura dos Estados do Nordeste.

• Fez formação em Acupuntura na China e Estados Unidos.

• É membro da Academia Chinesa de Medicina Tradicional Chinesa em Beijing / China.

• Atua no projeto de extensão acadêmica em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial e Medicina Tradicional Chinesa da UFPE, além de ser professor do programa de pós graduação do Departamento de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial da UFPE, realizando a integração entre odontologia, fisioterapia, Constelação Sistêmica e Medicina Tradicional Chinesa tanto na pós-graduação como no programa de extensão acadêmica da UFPE.



4. Objetivos do Curso

4.1.Objetivo Geral:

Preparar profissionais das diversas áreas do atendimento e orientação à família, à saúde, educação, assistência social, conciliação e redução de conflitos e nos contextos dos trabalhos em constelações familiares, proporcionando formação e atualização, na compreensão e aplicação da visão sistêmica fenomenológica das Constelações Sistêmicas de Bert Hellinger, em seus diferentes contextos de atuação, com o suporte da Psicologia Analítica, Psicossomática e das Terapias Integrativas Complementares.


4.2 Objetivos Específicos:

·        Compreender a realidade fenomenológica sob o ponto de vista sistêmico das constelações familiares de Bert Hellinger.

·        Construir uma visão sistêmica dos conflitos e situações enfrentados pelos terapeutas integrativos, psicólogos, pedagogos, advogados, médicos, dentre outros profissionais que possam atuar na mediação de conflitos.

·        Proporcionar a aquisição de ferramentas sistêmicas para administração e busca de solução de conflitos, relacionamentos e ações pertinentes ao cotidiano dos operadores do Sistema de Justiça, de saúde, da pedagogia.

·        Capacitar profissionais dessas áreas afins na promoção de saúde emocional integral, com o uso de ferramentas terapêuticas ditas Práticas Integrativas Complementares ou Terapias Integrativas.

O curso tem como objetivo aprofundar o conhecimento sobre diversos temas relativos à Ciência Hellingeriana, psicossomática e Terapias Integrativas para sua utilização na abordagem terapêutica de consultório, grupos terapêuticos, mediação e resolução de conflitos na justiça, recursos humanos, pedagogia, psicoterapia, habilitando e ou promovendo o aperfeiçoamento daqueles que já aplicam a constelação familiar no âmbito terapêutico, pedagógico, institucional ou judiciário.


5. Público Alvo

Profissionais portadores de diploma de Curso Superior e Tecnólogos, nas áreas de saúde, pedagógica, psicológica, administração, recursos humanos, jurídica e afins.


6. Concepção do Programa

Na elaboração do programa buscamos abarcar todos os conteúdos e vivências fundamentais a uma completa formação e ou aperfeiçoamento do Constelador Sistêmico Integral.

As Constelações Sistêmicas de Bert Hellinger e as Terapias Integrativas (Práticas Integrativas Complementares), vêm o ser humano em uma dimensão que transpõe o corpo físico, e que a partir da sua percepção do mundo, cria padrões de crenças, condutas, hábitos, tendências que vão gerando a dor, levando sofrimento e produzindo enfermidades no corpo físico. O profissional capacitado através deste curso estará apto a fazer um diagnóstico psicossomático e observar o que os fenômenos sistêmicos trazem para ser colocado em “ordem”, conduzindo a uma condução terapêutica sistêmica a nível integral, já que abordará aspectos emocionais, físicos e energéticos e utilizará essas ferramentas aplicadas as mais diversas desarmonias emocionais e patologias psicossomáticas.

O curso é oferecido em 18 módulos, on line ao vivo, estudos dirigidos e vivências presenciais, em um formato que atende às necessidades de profissionais em atividade laboral. 

As aulas teóricas serão ministradas, nas primeiras segundas , terças e quartas-feiras, de cada mês, no formato on line, ao vivo e durante todos os 18 meses serão oferecidas 20 horas de estudos dirigidos, on line, através de textos, vídeos, aulas gravadas, vídeos conferências, tarefas e pesquisas dirigidas. 

As práticas presenciais obrigatórias,  serão oferecidas, nas quintas-feiras, uma vez ao mês,  logo após as aulas online, ao vivo, a partir do mês de setembro, à noite das 19:30 às 21:30 e nas sextas-feiras pela manhã (nas sextas-feiras não será de presença obrigatória. Ao final do curso haverá um encontro de aprofundamento de um final de semana.

Existindo a impossibilidade do aluno estar presente nas aulas on line ao vivo, deverá avisar à coordenação do curso e sua presença poderá ser computada através da  apresentação da tarefa de avaliação do conteúdo do módulo, já que todas as aulas serão gravadas e disponibilizadas. Alertamos da importância da presença nas aulas ao vivo, pela facilidade de interação e retiradas de dúvidas. O aluno deverá se programar para vir, presencialmente, aos encontros das quintas-feiras à noite, uma vez ao mês, a partir de setembros de 2020
 

Ao final do curso o aluno deverá apresentar um trabalho monográfico de conclusão de curso.



7. Corpo Docente:



Vânia Rocha Fialho de Paiva e Souza
Antropóloga/Socióloga/ Yogaterapeuta
Pós – doutora



Regina Rocha Fialho
Médica Veterinária/ Acupunturista/Terapeuta TACAI
Doutora

Clarissa Machado Belarmino
Graduada em Licenciatura em Artes Plásticas;
Mestre em Artes Visuais
Mestra


Alêncio Pedro Silva Afonso
Licenciatura Ciências Biológicas e
Especialização em Gestão Ambiental
Terapeuta TACAI /Acupunturista / Constelador Sistêmico
Especialista


José Leonardo de Paiva e Souza
Fisioterapeuta / Acupunturista / Constelador Sistêmico
Especialista no Brasil
Doutor/ China

  
Juliana da Cunha Sampaio
Licenciatura em História e Mestrado em História
Terapeuta Consteladora Sistêmica
Mestra
Cecília Costa
Bióloga
Doutora em Ecologia
Consteladora Familiar Sistêmica
Pedagoga Waldorf




12 – Metodologia e Conteúdo programático:


O currículo do curso se apresenta em 18 módulos e o conhecimento teórico é ministrado concomitantemente com a prática. O curso adequa sua metodologia e técnicas didático-pedagógicas ao conteúdo a ser ministrado.

Pretende-se utilizar estratégias como: aulas expositivas, dinâmicas de grupo, pesquisas, técnica de solução de problemas (estudo de casos), estudo dirigido, vídeos conferência, vídeos com palestras e aulas gravadas e  prática de constelação de consultório e de grupos terapêuticos.

O material pedagógico será apresentado em forma de livros, apostilas, vídeos, gravações de palestra e aulas; arquivos eletrônicos e textos suplementares.

Disponibilizaremos vídeos de atendimentos de constelação, para quem não puder estar presente a todas as atividades práticas.

CARGA HORÁRIA: 445 h

PÚBLICO-ALVO:

Profissionais tecnólogos e graduados


DISCIPLINAS/CONTEÚDO

  DISCIPLINAS INTRODUTÓRIAS
·   Histórico do processo de sistematização da terapia sistêmica, Constelação familiar, realizado por Bert Hellinger.
·        As leis que regem os sistemas;
·        Casal e família; práticas em constelações.
·        As ordens do sistema; prática em constelações.
·        Campo mórfico e campo de atuação;
·        Antropologia da Saúde.

  
PRATICAS EM CONSTELAÇÕES


·       Constelação em grupo  
·        Constelação individual com uso de bonecos e outros materiais
·        Constelação Organizacional e Pedagógica.
·        Constelação aplicada à Saúde
·     Vivências em linha do tempo, conflitos históricos, harmonização étnicas e ancestrais
 .  Fases da vida humana e seus arquétipos
  
APOMETRIA APLICADA ÀS CONSTELAÇÔES
·        Histórico da Apometria
·        Fundamentos e Leis da Apometria
·        Personalidades Múltiplas e Dissociadas
·        Aplicação da terapêutica da Apometria nas constelações


TEORIAS DA PSICOLOGIA e HIPNOTERAPIA
·    Freud e as Fases do desenvolvimento; mecanismos de defesa; inconsciente e consciente.
·        Jung e o inconsciente coletivo; sincronicidade.
·        Psicologia Sistêmica Familiar e psicodrama.
·        Psicossomática e Método do Questionamento Profundo
·        Técnicas de Relaxamento e Princípios da Hipnoterapia


PSICOLOGIA FENOMENOLÓGICA EXISTENCIALISTA
·        Fenomenologia
·        Visão Sistêmica e Ética

ALQUIMIA e TERAPIA FLORAL TACAI, COMO SUPORTE TERAPÊUTICO
Á CONSTELAÇÃO SISTÊMICA
·        A Alquimia Espargiria
·        Fisiologia energética
·        Apresentação ao Sistema Floral TACAI


CONTEÚDO ACADÊMICO
·        Metodologia da Pesquisa Científica
·        Monografia 



13 – Interdisciplinaridade:

As disciplinas estão encadeadas de forma a favorecer a absorção cumulativa de conhecimento: integrativo e não dicotomizado. Todos os conteúdos são inter e trans-relacionados, não fragmentando a criatura a que pretende tratar, considerando-a como um ser psico-bio-social-ambiental.

A interdisciplinaridade e trans-disciplinalidade atinge seu ápice durante as práticas ambulatoriais, onde o aluno se depara com o processo terapêutico completo, e passa a interagir com o mesmo, na medida em que domina suas etapas e correlaciona com os ambientes: físico, energético, social, espiritual e ambiental.


14 – Atividades Complementares:

Toda a formação profissional do futuro Constelador Sistêmico Integral alicerça-se na aplicação do conhecimento adquirido nas aulas teóricas e em sua prática terapêutica de consultório e de grupos terapêuticos.

É no momento das práxis profissionais (orientada pelo professor, supervisor, orientador ou pela monitoria em cada fase da prática) o aluno tem a oportunidade de ver em ação os dados teóricos e a interação com os campos morfogenéticos, estudados nas Constelações de Bert Hellinger. 

Tal experiência beneficiará também a comunidade, pois os atendimentos e sessões de Constelação Sistêmica serão abertas à população, fazendo um trabalho de democratização da saúde integral e de extensão acadêmica.  

15 – Tecnologia:

Serão utilizados recursos modernos no processo didático, sendo os principais retro-projetor, multimídia, palestras, vivências, vídeos, aulas teóricas e práticas gravadas, dentre outros.


16 – Infra-Estrutura Física:

O espaço físico foi planejado para:

·            Oferecer a infra-estrutura necessária para a prestação de serviço no ensino teórico e prático da Téncica da Constelação Sistêmica, prisossomática e Terapias Integrativas Complementares;
·             Abrigar a coordenação do curso;
·             Facilitar o acesso dos alunos aos livros, vídeos, áudios sobre a temática do curso;
·         Oferecer em uma infra-estrutura funcional em  ambientes virtuais seguros e presenciais agradável, claro e arejado, estimulando o processo de aprendizado e a convivência entre os alunos.

É composto por:

·    Secretaria/Recepção: neste espaço os alunos têm acesso às informações de secretaria assim como às informações gerais sobre a escola.
·      Sala de aula, virtual e presencial, com espaço com capacidade para 50 alunos, possui cadeiras, mesa do professor, ar condicionado, quadro branco e retroprojetor. 
·       Aulas práticas em espaço físico e virtual: salão amplo e climatizado, com capacidade para mais de 60 pessoas; 03 consultórios, equipado com maca e todos os equipamentos necessários aos atendimentos;
·      Sala de espera: para os pacientes do atendimento ambulatorial, com jardins, fonte, lago artificial;
·         Espaço de Convivência: local de encontro entre os alunos. É utilizado nos intervalos das aulas para descanso, socialização e também utilizado para o consumo do lanche servido pela escola;
·   Espaço do acervo bibliográfico, com os principais títulos adotados pelos professores;
·             4 banheiros, um adaptado para pessoas com necessidades especiais.


17 – Critérios de Seleção:

  • Serão admitidos os candidatos que tiverem curso de tecnólogos e ou graduação de nível superior.

  • A seleção dar-se-á por meio de entrevista e análise curricular.

18 – Sistemas de Avaliação:

18.1 – Avaliação da Aprendizagem

A avaliação da aprendizagem será constante, contínua e cumulativa ao longo de todo o período letivo, visando à verificação de competências e a capacidade pessoal de articular o saber. Será feita por módulos, e de acordo com as características de cada conteúdo. A verificação do aproveitamento ficará a critério do professor que poderá lançar mão de diversos instrumentos de avaliação, como: provas, testes, trabalhos individuais ou em grupo, pesquisas, arguições, relatórios e projetos, bem como o interesse e participação efetiva do aluno nas atividades das aulas, além de outros que forem julgados eficientes, para que se atinjam os objetivos propostos pelo Curso.


Para a avaliação da parte prática serão adotados os mesmos recursos utilizados nas disciplinas teóricas.
O aproveitamento do aluno será expresso em conceitos, de acordo com a tabela abaixo:

Conceitos
Pontos
A
90 a 100
B
80 a 89
C
70 a 79
D
Abaixo de 70

A promoção de cada aluno está condicionada à obtenção de nota igual ou superior a 70 (setenta) pontos em cada disciplina, sendo “C” o conceito mínimo necessário para aprovação.

        
          18.2 - Avaliação do Curso por parte dos alunos:

Será realizada ao termino de cada módulo, por meio de questionários, sem obrigatoriedade de identificação por parte dos alunos, uma avaliação do desempenho dos docentes, da coordenação do curso, assim como do atendimento administrativo e das instalações físicas. Os dados coletados em tal oportunidade serão utilizados para guiar alterações que se fizerem necessárias, sendo as mesmas executadas num processo de melhoria contínua.



19 - Frequência e Pontualidade:

O controle de frequência será feito através de chamadas a serem realizadas pelos docentes. O aluno deve obter um mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência (presencial e virtual) ou será considerado reprovado. 

A presença dos alunos será registrada na plataforma virtual e no diário de classe pelo professor da disciplina ao início de cada aula. Haverá tolerância de até 15 (quinze) minutos.


20 – Trabalho de Conclusão de Curso (TCC):

O Trabalho de Conclusão de Curso deverá ser desenvolvido sob as formas de Monografia ou Artigo Científico. Deverão seguir cronograma definido pela Coordenação e serem apresentados ao final do Curso, em data preestabelecida pela mesma. O tema do TCC será um projeto de trabalho com constelação ou estudo de caso, desenvolvido e definido de acordo com o aluno e o professor-orientador, devendo estar ligado ao conteúdo do Curso e em consonância com os objetivos do mesmo.

O aconselhamento didático-pedagógico do aluno será exercido inicialmente pelo Professor de Metodologia Científica e um profissional constelador sistêmico, que supervisionarão a pesquisa para elaboração do pré-projeto e depois da monografia final. A coordenação do curso deverá aprovar a escolha do profissional constelador a ser escolhido pelo aluno, para orientá-lo juntamente com o professor de Metodologia Científica.

O aluno deverá registrar seu TCC, Trabalho de Conclusão de Curso,  junto à Coordenação do Curso, dentro do prazo estipulado pelo professor de Metodologia do Trabalho Científico e realizar sua qualificação, antes de apresentar o trabalho final.

O Trabalho final deverá ser entregue à secretaria do curso 15 dias antes da data prevista para a apresentação. Serão apreciados por uma banca composta de 03 (três) membros designados pela coordenação do curso.

Será considerado aprovado, o candidato que obtiver indicação unânime dos membros da banca. O candidato que não obtiver aprovação poderá submeter-se a outra apresentação perante a mesma banca, desde que dentro do prazo máximo estabelecido pela Coordenação do Curso. Uma vez aprovado, o candidato deverá apresentar um exemplar do Trabalho Final à Coordenação do Curso, no prazo de 60 dias. Este trabalho de conclusão de curso não poderá ser mais ser apresentado após 6 meses de conclusão do curso. Perdendo o direito ao título de especialista em Constelação.

21 – Certificação:

A Faculdade Central do Recife é a responsável pela emissão do certificado de conclusão de Curso. Os certificados serão registrados tanto na ABAN – Academia Brasileira de Acupuntura Reflexa e Naturopatia, como na Faculdade Central do Recife.

As condições para sua emissão são as dispostas na Resolução nº 01/2007. A ABAN Academia Brasileira de Acupuntura Reflexa e Naturopatia enviará mensalmente os boletins de notas e frequências de cada turma, assim como a Memória Pedagógica concernente a cada módulo ministrado à Faculdade Central do Recife. Todas as orientações e regras do MEC são  informadas e fiscalizadas pela Instituição Faculdade Central do Recife , sendo adotadas pela Instituição chancelada a ABAN.

Ao final do curso, a Coordenação do curso, encaminha à Faculdade Central do Recife o Requerimento de Emissão dos Certificados, com os nomes dos alunos em condições de receber o título.


22 - Bibliografia

·        A Fonte não Precisa Perguntar pelo Caminho -  Editora Atman
·        A Simetria Oculta do Amor - Editora Cultrix
·        TAO das constelações – Constelar ( Ana da Fonte)
·        A Paz Começa na Alma - Editora Atman
·        Amor a Segunda Vista - Editora Atman
·        Conflito e paz: uma resposta - Editora Cultrix
·        Desatando os laços do destino - Editora Cultrix
·        Liberados Somos Concluídos - Editora Atman
·        No centro sentimos leveza - Editora Cultrix
·        O Essencial É Simples - Editora Atman
·        Ordens da Ajuda - Editora Atman
·        Ordens do amor - Editora Cultrix
·        Para que o Amor de Certo - Editora Cultrix
·        Pensamentos a Caminho - Editora Atman
·        Religião, Psicoterapia e Aconselhamento Espiritual  - Editora Cultrix
·        Um Lugar para os Excluídos - Editora Atman

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