1. Nome do Curso e Área do
Conhecimento:
Para não graduados
Qualificação em Constelação Sistêmica e Psicossomática, com suporte das
terapias integrativas do Método TACAI
Para graduados
Nome do Curso: Pós-Graduação Lato Sensu em:
Constelação Sistêmica e Psicossomática, com suporte das
terapias integrativas do Método TACAI
Área do Conhecimento: Saúde
Forma de Oferta: aulas teóricas, on line ao vivo, estudos dirigidos, on line e vivenciais presenciais - Carga horária : 360h
2. Justificativa:
A
Constelação Sistêmica Familiar é um novo método de terapia fenomenológica trazido
ao Brasil na década de 1980. Seu sistematizador, o alemão Bert Hellinger, era
teólogo, filósofo e psicólogo. Foi seminarista, estudou psicanálise, hipnose de
Milton Erickson, psicologia transacional sistêmica familiar, psicologia de
grupo e bioenergética.
A
Constelação tem sido amplamente divulgada nos últimos anos e tomado uma
amplitude muito grande, saindo do âmbito exclusivo da terapia familiar para
inúmeras aplicações como por exemplo nas áreas: médica, jurídica, pedagógica,
organizacional. Esta abordagem terapêutica conta com técnicas que detectam
informações, muitas vezes inconscientes, e trazem à luz fenômenos do sistema
familiar e sistêmicos, que muitas vezes não são percebidos conscientemente pelo
indivíduo.
Hellinger
defendia que nos envolvemos emocionalmente, nos emaranhados do sistema familiar
e ai muitas desarmonias podem vir à tona, o que aprisiona e impede o fluir harmônico
da vida. Isso pode gerar sintomas como doenças (físicas e/ou emocionais),
dificuldades em relacionamentos, dificuldades financeiras dentre outras
desarmonias.
Hoje
no Brasil a Constelação Sistêmica (Constelação Familiar), como atendimento
terapêutico, está sendo plenamente divulgado e disseminado, pela sua possível
atuação multidisciplinar nas áreas da psicologia, medicina, assistência social,
direito, recursos humanos, pedagogia, organizacional, dentre outras áreas afins,
sendo um excelente campo profissional a ser seguido e desenvolvido.
Decidimos
então consorciar nesta formação de pós-graduação, as técnicas da Constelação
Sistêmica, com os conhecimentos da Psicossomática, da PNL – Programação
Neurolinguistica, Hipnoterapia e as Terapias Integrativas Complementares, que
estruturam um método terapêutico conhecido como Método TACAI.
As
bases do Método TACAI constituem-se das terapias ditas energéticas, como a MTC
- Medicina Tradicional Chinesa, conhecimentos da fisiologia energética, da
perspectiva da física quântica relativista e dos conhecimentos reconstruídos e
resgatados da Alquimia. Incluem-se também neste método terapêutico a Psicossomática
e Programação Neurolinguística, e quando fazemos este casamento da Constelação
Sistêmica com as terapias do Método TACAI, surge uma abordagem terapêutica
riquíssima, a qual organizamos e sistematizamos, em formato de uma
pós-graduação.
2.1 - Habilidades e
Competências:
A
formação em Constelação Sistêmica e Psicossomática, com suporte das Terapias
Integrativas do Método TACAI visa, de forma plena, desenvolver uma formação que
capacite o Terapeuta, Constelador Sistêmico Integral, a promover processos
terapêuticos, que têm como objetivo maior, trazer reflexões sobre o mundo
interno e externo de cada pessoa, harmonizando-os coma s ferramentas da
Constelação Sistêmica e das Terapias Integrativas do Método TACAI. O Bert
Hellinger chamava isso de colocar a vida em “ordem sistêmica”
Ao
final desta formação o terapeuta estará habilitado a exercer suas funções de
acordo a diversidade e complexidade de temas que se fizerem presente, no seu
cotidiano de consultório, acessória organizacional, jurídica, pedagógica ou de
grupos terapêuticos.
Para quem é este curso?
Pessoas
que querem conhecer e se entregar a uma nova experiência, que querem agregar
uma postura nova ao seu trabalho, que querem conhecer um trabalho
revolucionário que está mudando, de forma profunda, a vida de muitas pessoas.
·
Para pessoas que
querem compreender a influência dos acontecimentos de gerações anteriores em
sua vida;
·
Pessoas
interessadas em conhecer mais das Constelações Familiares;
·
Profissionais da
área da Saúde;
·
Pessoas que atuam
como Terapeutas;
·
Pessoas que atuam
no Sistema Judiciário;
·
Mediadores e
Assistentes sociais;
·
Gestores e
Executivos organizacionais;
·
Profissionais
ligados aos Recursos Humanos e Gestão de Pessoas;
·
Pessoas do
Sistema Educacional;
·
Pessoas que
buscam o autoconhecimento;
·
Pessoas e
organizações que trabalham com atendimento às famílias;
·
Graduados do
Direito, Psicologia, Administração e Assistência Social;
·
Pessoas que
desejam trabalhar com Constelações Sistêmicas, independente da sua área de
atuação atual.
3. Histórico
da Instituição chancelada:
A
ABAN – Academia Brasileira de Acupuntura Reflexa e Naturopatia, com nome de
fantasia de UNATE – Universidade Aberta do Terapeuta, foi fundada oficialmente,
em 11 de fevereiro de 2004, a sua ata de fundação foi registrada no livro
"A" de registro de títulos e documentos e de pessoas jurídica do
Cartório Mauro Lima, de Camaragibe, sob o número 2262, às folhas 178v, todavia
a nossa experiência na formação de terapeutas com a visão holística
integrativas vem desde 1989 e desde 2002
que realizamos cursos e formação em Acupuntura e Terapias Complementares. Formamos, desde de lá, mais de 200 terapeutas
integrativos no método TACAI. A presidência da ABAN está desde a sua fundação
com Leonardo de Paiva
Currículo Lates de Leonardo de Paiva
José
Leonardo de Paiva e Souza é especialista em educação aplicada à saúde, pela
UFRPE, Constelador Sistêmico, Acupunturista, Especialista em Paramedicina, pela National Safety Coucil e Universidade de Harvard ( USA 2001), Doutor em Medicina Taoista, pela International Institute of Being Tao/
China ( 2018).
Sua formação profissional no Brasil,
Estados Unidos, China , Índia e Itália:
Fisioterapeuta, Profissional de Educação Física e Bacharel em segurança pública
e Defesa Civil, é pós-graduado em Acupuntura, Fisiologia Humana, Educação, Metodologia Científica e
aperfeiçoamento em Filosofia e Medicina Ayurvédica ( Índia - 2019), Antropologia Médica, na Universidade de Milão Bicocca/Itália ( 2010).
Por 27 anos atuou como oficial do Corpo de Bombeiros de Pernambuco (atualmente
é coronel da reserva remunerada).
No
Corpo de Bombeiros administrou unidade de ensino, busca e salvamento terrestre e marítimo, e foi um dos fundadores e comandou o Grupamento de
Medicina Pré-Hospitalar do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco.
Tem
formação em PARAMEDICINA - Atendimento Pré Hospitalar, na Universidade de
Harvard, nos Estados Unidos da América e em Constelação Familiar Sistêmica pela
UNIPAZ / Recife. Atualmente, atua como terapeuta em Constelação Sistêmica, Acupuntura
e Terapias Complementares; é professor universitário, em diversos programas de
pós-graduação (UFPE e UNINASSAU), professor e diretor de estágio da UNATE -
Universidade Aberta do Terapeuta e presidente da ABAN – Academia Brasileira e Acupuntura Reflexa
e Naturopatia,
• Atuou
como consultor da ONU/PNUD - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.
• É
vice-presidente do CRAENE - Conselho Regional de Auto-Regulamentação da
Acupuntura dos Estados do Nordeste.
• Fez
formação em Acupuntura na China e Estados Unidos.
• É
membro da Academia Chinesa de Medicina Tradicional Chinesa em Beijing / China.
• Atua
no projeto de extensão acadêmica em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial
e Medicina Tradicional Chinesa da UFPE, além de ser professor do programa de
pós graduação do Departamento de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial da
UFPE, realizando a integração entre odontologia, fisioterapia, Constelação
Sistêmica e Medicina Tradicional Chinesa tanto na pós-graduação como no
programa de extensão acadêmica da UFPE.
4. Objetivos do Curso
4.1.Objetivo Geral:
Preparar
profissionais das diversas áreas do atendimento e orientação à família, à saúde,
educação, assistência social, conciliação e redução de conflitos e nos
contextos dos trabalhos em constelações familiares, proporcionando formação e
atualização, na compreensão e aplicação da visão sistêmica fenomenológica das
Constelações Sistêmicas de Bert Hellinger, em seus diferentes contextos de
atuação, com o suporte da Psicologia Analítica, Psicossomática e das Terapias
Integrativas Complementares.
4.2 Objetivos Específicos:
·
Compreender a
realidade fenomenológica sob o ponto de vista sistêmico das constelações
familiares de Bert Hellinger.
·
Construir uma
visão sistêmica dos conflitos e situações enfrentados pelos terapeutas
integrativos, psicólogos, pedagogos, advogados, médicos, dentre outros
profissionais que possam atuar na mediação de conflitos.
·
Proporcionar a
aquisição de ferramentas sistêmicas para administração e busca de solução de
conflitos, relacionamentos e ações pertinentes ao cotidiano dos operadores do
Sistema de Justiça, de saúde, da pedagogia.
·
Capacitar
profissionais dessas áreas afins na promoção de saúde emocional integral, com o
uso de ferramentas terapêuticas ditas Práticas Integrativas Complementares ou
Terapias Integrativas.
O
curso tem como objetivo aprofundar o conhecimento sobre diversos temas
relativos à Ciência Hellingeriana, psicossomática e Terapias Integrativas para
sua utilização na abordagem terapêutica de consultório, grupos terapêuticos, mediação
e resolução de conflitos na justiça, recursos humanos, pedagogia, psicoterapia,
habilitando e ou promovendo o aperfeiçoamento daqueles que já aplicam a
constelação familiar no âmbito terapêutico, pedagógico, institucional ou judiciário.
5. Público Alvo
Profissionais portadores de diploma de Curso Superior
e Tecnólogos, nas áreas de saúde, pedagógica, psicológica, administração,
recursos humanos, jurídica e afins.
6. Concepção do Programa
Na elaboração do programa
buscamos abarcar todos os conteúdos e vivências fundamentais a uma completa
formação e ou aperfeiçoamento do Constelador Sistêmico Integral.
As Constelações
Sistêmicas de Bert Hellinger e as Terapias Integrativas (Práticas Integrativas
Complementares), vêm o ser humano em uma dimensão que transpõe o corpo físico,
e que a partir da sua percepção do mundo, cria padrões de crenças, condutas,
hábitos, tendências que vão gerando a dor, levando sofrimento e produzindo enfermidades
no corpo físico. O profissional capacitado através deste curso estará apto a
fazer um diagnóstico psicossomático e observar o que os fenômenos sistêmicos
trazem para ser colocado em “ordem”, conduzindo a uma condução terapêutica
sistêmica a nível integral, já que abordará aspectos emocionais, físicos e
energéticos e utilizará essas ferramentas aplicadas as mais diversas desarmonias
emocionais e patologias psicossomáticas.
O
curso é oferecido em 18 módulos, on line ao vivo, estudos dirigidos e vivências presenciais, em um formato que atende às necessidades de profissionais
em atividade laboral.
As
aulas teóricas serão ministradas, nas primeiras segundas , terças e quartas-feiras, de cada mês, no formato on line, ao vivo e durante todos os 18 meses serão oferecidas 20 horas de estudos dirigidos, on line, através de textos, vídeos, aulas gravadas, vídeos conferências, tarefas e pesquisas dirigidas.
As práticas presenciais obrigatórias, serão oferecidas, nas quintas-feiras, uma vez ao mês, logo após as aulas online, ao vivo, a partir do mês de setembro, à noite das 19:30 às 21:30 e nas sextas-feiras
pela manhã (nas sextas-feiras não será de presença obrigatória. Ao final do curso haverá um encontro de aprofundamento de um final de semana.
Existindo a impossibilidade do aluno estar presente nas aulas on line ao vivo, deverá avisar à coordenação do curso e sua presença poderá ser computada através da apresentação da tarefa de avaliação do conteúdo do módulo, já que todas as aulas serão gravadas e disponibilizadas. Alertamos da importância da presença nas aulas ao vivo, pela facilidade de interação e retiradas de dúvidas. O aluno deverá se programar para vir, presencialmente, aos encontros das quintas-feiras à noite, uma vez ao mês, a partir de setembros de 2020
Ao final do curso o aluno deverá apresentar um trabalho monográfico de conclusão de curso.
Vânia Rocha Fialho de Paiva e Souza
Antropóloga/Socióloga/
Yogaterapeuta
Pós – doutora
Regina Rocha Fialho
Médica Veterinária/
Acupunturista/Terapeuta TACAI
Doutora
Clarissa Machado Belarmino
Graduada em
Licenciatura em Artes Plásticas;
Mestre em Artes
Visuais
Mestra
Alêncio Pedro Silva Afonso
Licenciatura Ciências
Biológicas e
Especialização em
Gestão Ambiental
Terapeuta TACAI
/Acupunturista / Constelador Sistêmico
Especialista
José Leonardo de Paiva e Souza
Fisioterapeuta /
Acupunturista / Constelador Sistêmico
Especialista no
Brasil
Doutor/ China
Juliana da Cunha
Sampaio
Licenciatura em
História e Mestrado em História
Terapeuta
Consteladora Sistêmica
Mestra
12 – Metodologia e Conteúdo
programático:
O
currículo do curso se apresenta em 18 módulos e o conhecimento teórico é
ministrado concomitantemente com a prática. O curso adequa sua metodologia e
técnicas didático-pedagógicas ao conteúdo a ser ministrado.
CARGA HORÁRIA: 360 h
PÚBLICO-ALVO:
Profissionais
tecnólogos e graduados
DISCIPLINAS/CONTEÚDO
DISCIPLINAS INTRODUTÓRIAS
· Histórico do
processo de sistematização da terapia sistêmica, Constelação familiar, realizado
por Bert Hellinger.
·
As leis que regem
os sistemas;
·
Casal e família;
práticas em constelações.
·
As ordens do
sistema; prática em constelações.
·
Campo mórfico e
campo de atuação;
·
Antropologia da
Saúde.
PRATICAS EM CONSTELAÇÕES
· Constelação em
grupo
·
Constelação
individual com uso de bonecos e outros materiais
·
Constelação
Organizacional e Pedagógica.
·
Constelação
aplicada à Saúde
· Vivências em
linha do tempo, conflitos históricos, harmonização étnicas e ancestrais
. Fases da vida humana e seus arquétipos
APOMETRIA
APLICADA ÀS CONSTELAÇÔES
·
Histórico da
Apometria
·
Fundamentos e
Leis da Apometria
·
Personalidades
Múltiplas e Dissociadas
·
Aplicação da
terapêutica da Apometria nas constelações
TEORIAS
DA PSICOLOGIA e HIPNOTERAPIA
· Freud e as Fases
do desenvolvimento; mecanismos de defesa; inconsciente e consciente.
·
Jung e o
inconsciente coletivo; sincronicidade.
·
Psicologia
Sistêmica Familiar e psicodrama.
·
Psicossomática e
Método do Questionamento Profundo
·
Técnicas de
Relaxamento e Princípios da Hipnoterapia
PSICOLOGIA
FENOMENOLÓGICA EXISTENCIALISTA
·
Fenomenologia
·
Visão Sistêmica e
Ética
ALQUIMIA
e TERAPIA FLORAL TACAI, COMO SUPORTE TERAPÊUTICO
Á
CONSTELAÇÃO SISTÊMICA
·
A Alquimia
Espargiria
·
Fisiologia
energética
·
Apresentação ao Sistema Floral
TACAI
CONTEÚDO
ACADÊMICO
·
Metodologia da
Pesquisa Científica
·
Monografia
13 – Interdisciplinaridade:
As
disciplinas estão encadeadas de forma a favorecer a absorção cumulativa de
conhecimento: integrativo e não dicotomizado. Todos os conteúdos são inter e
trans-relacionados, não fragmentando a criatura a que pretende tratar,
considerando-a como um ser psico-bio-social-ambiental.
A
interdisciplinaridade e trans-disciplinalidade atinge seu ápice durante as
práticas ambulatoriais, onde o aluno se depara com o processo terapêutico
completo, e passa a interagir com o mesmo, na medida em que domina suas etapas e
correlaciona com os ambientes: físico, energético, social, espiritual e
ambiental.
14 – Atividades
Complementares:
Toda
a formação profissional do futuro Constelador Sistêmico Integral alicerça-se na
aplicação do conhecimento adquirido nas aulas teóricas e em sua prática
terapêutica de consultório e de grupos terapêuticos.
É
no momento das práxis profissionais (orientada pelo professor, supervisor,
orientador ou pela monitoria em cada fase da prática) o aluno tem a oportunidade
de ver em ação os dados teóricos e a interação com os campos morfogenéticos,
estudados nas Constelações de Bert Hellinger.
Tal experiência beneficiará
também a comunidade, pois os atendimentos e sessões de Constelação Sistêmica serão
abertas à população, fazendo um trabalho de democratização da saúde integral e
de extensão acadêmica.
16 – Infra-Estrutura Física:
O espaço físico foi planejado para:
· Oferecer a
infra-estrutura necessária para a prestação de serviço no ensino teórico e
prático da Téncica da Constelação Sistêmica, prisossomática e Terapias
Integrativas Complementares;
·
Abrigar a
coordenação do curso;
·
Facilitar o
acesso dos alunos aos livros, vídeos, áudios sobre a temática do curso;
· Oferecer em uma
infra-estrutura funcional em ambientes virtuais seguros e presenciais agradável, claro e arejado, estimulando o
processo de aprendizado e a convivência entre os alunos.
É composto por:
· Secretaria/Recepção:
neste espaço os alunos têm acesso às informações de secretaria assim como às
informações gerais sobre a escola.
· Sala de aula, virtual e presencial, com
espaço com capacidade para 50 alunos, possui cadeiras, mesa do professor, ar
condicionado, quadro branco e retroprojetor.
· Aulas práticas em espaço físico e virtual: salão
amplo e climatizado, com capacidade para mais de 60 pessoas; 03 consultórios,
equipado com maca e todos os equipamentos necessários aos atendimentos;
·
Sala de espera:
para os pacientes do atendimento ambulatorial, com jardins, fonte, lago
artificial;
· Espaço de
Convivência: local de encontro entre os alunos. É utilizado nos intervalos das
aulas para descanso, socialização e também utilizado para o consumo do lanche
servido pela escola;
· Espaço do acervo
bibliográfico, com os principais títulos adotados pelos professores;
·
4 banheiros, um
adaptado para pessoas com necessidades especiais.
18 – Sistemas de
Avaliação:
18.1 – Avaliação da Aprendizagem
A
avaliação da aprendizagem será constante, contínua e cumulativa ao longo de
todo o período letivo, visando à verificação de competências e a capacidade
pessoal de articular o saber. Será feita por módulos, e de acordo com as
características de cada conteúdo. A verificação do aproveitamento ficará a
critério do professor que poderá lançar mão de diversos instrumentos de
avaliação, como: provas, testes, trabalhos individuais ou em grupo, pesquisas,
arguições, relatórios e projetos, bem como o interesse e participação efetiva
do aluno nas atividades das aulas, além de outros que forem julgados
eficientes, para que se atinjam os objetivos propostos pelo Curso.
18.2 - Avaliação do Curso por parte
dos alunos:
Será
realizada ao termino de cada módulo, por meio de questionários, sem
obrigatoriedade de identificação por parte dos alunos, uma avaliação do desempenho
dos docentes, da coordenação do curso, assim como do atendimento administrativo
e das instalações físicas. Os dados coletados em tal oportunidade serão
utilizados para guiar alterações que se fizerem necessárias, sendo as mesmas
executadas num processo de melhoria contínua.
19 - Frequência e
Pontualidade:
O
controle de frequência será feito através de chamadas a serem realizadas pelos
docentes. O aluno deve obter um mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência (presencial e virtual) ou será considerado reprovado.
A presença dos alunos será registrada
na plataforma virtual e no diário de classe pelo professor da disciplina ao início de cada aula. Haverá
tolerância de até 15 (quinze) minutos.
21 – Certificação:
Resumo do conteúdo programático:
Pós-Graduação Lato Sensu em
Constelação Sistêmica e Psicossomática
Com suporte das terapias do Método
TACAI
Carga
horária – 360h
Duração do
curso 18 meses
Coordenação:
Coordenação
Pedagógica:
Vânia Rocha Fialho de Paiva e Souza
http://lattes.cnpq.br/6576287186569143
· Professora da UFPE e UPE
· Professora do programa de pós-graduação
em Antropologia da UFPE
· Professora do programa de pós-graduação
da UPE
· Professora de Yoga com aperfeiçoamento
na Índia
Atuou como professora das graduações em
Direito, Ciências Sociais, Educação Física, Enfermagem, da UPE
· Graduada em Ciências Sociais (UFPE)
· Aperfeiçoamento em Antropologia Médica
(Univ. de Milão Bicocca – Itália)
· Mestra em Antropologia (UFPE)
· Doutora em Sociologia (UFPE e Harvard
University)
· Pós Doutora em Antropologia (Univ. de
Milão Bicocca – Itália)
Curso de
pós-graduação lato sensu em
Nome do Curso: Pós-Graduação Lato Sensu em:
Constelação Sistêmica e
Psicossomática, com suporte das terapias integrativas do Método TACAI
Área do Conhecimento: Saúde integral
Forma de oferta: aulas teóricas, on line ao vivo, estudos dirigidos, on
line e vivenciais presenciais - Carga horária : 360h
Disciplina que serão inseridas, de forma integrada, nos 18 módulos da formação
1- Teorias de base da Terapia Sistêmica Fenomenológica – 20 horas (Teóricas)
· Histórico do processo de
sistematização da terapia sistêmica, Constelação familiar, realizado por Bert
Hellinger.
·
As leis que regem os sistemas
Professor: Leonardo de Paiva
2- Casal e a família; práticas em constelações – 20 horas
(10 horas teóricas e 10 horas
práticas)
Professor: Leonardo de
Paiva
3- Campo mórfico e campo de atuação do constelador – 20 horas
(10 horas teóricas e 10 horas
práticas)
Professora Cecilia Costa
4- As ordens do sistema; prática em constelações – 20 horas
(10 horas teóricas e 10 horas
práticas)
Professor: Leonardo de Paiva
5- Antropologia da Saúde – 20 horas (teóricas)
Professora Vânia Fialho
6- Constelação em grupo, Constelação individual com uso de bonecos e outros
materiais – 20 horas (10
horas teóricas e 10 horas práticas)
Professor: Leonardo de
Paiva
7- Constelação Organizacional e Pedagógica – 20 horas (10 horas teóricas e 10 horas
prátic
Professor: Leonardo de Paiva
8- Constelação aplicada à Saúde – 20 horas (10 horas teóricas e 10 horas prátic
Professor: Leonardo de Paiva
9- Fases da vida humana e seus arquétipos – 20 horas (10 horas teóricas e 10 horas
práticas)
Professora Cecilia Costa
10- TEORIAS DA PSICOLOGIA – 20 horas (teóric
Freud e as Fases do desenvolvimento;
mecanismos de defesa; inconsciente e consciente.
Jung e o inconsciente coletivo;
sincronicidade.
Psicologia
Sistêmica Familiar e psicodrama
Professora Juliana
Sampaio
11- PSICOLOGIA FENOMENOLÓGICA EXISTENCIALISTA – 20 horas (teóricas)
Fenomenologia
Visão Sistêmica e Ética
Professora Juliana Sampaio
12- Psicossomática e Método do Questionamento Profundo – 20 horas
(10 horas teóricas e 10 horas
práticas
Técnicas de
Relaxamento e Princípios da Hipnoterapia
Professor: Leonardo
de Paiva
13 -
ALQUIMIA e TERAPIA FLORAL TACAI,
COMO SUPORTE TERAPÊUTICO Á CONSTELAÇÃO SISTÊMICA – 20 horas
(10 horas
teóricas e 10 horas práticas)
A Alquimia Espargiria
Fisiologia energética
Apresentação ao Sistema
Floral TACAI
Professor: Leonardo de Paiva
14- APOMETRIA APLICADA ÀS CONSTELAÇÔES – 20 horas
(10 horas teóricas e
10 horas práticas)
· Histórico da Apometria
· Fundamentos e Leis da Apometria
· Personalidades Múltiplas e Dissociadas
· Aplicação da terapêutica da Apometria
nas constelações
Professor: Leonardo de Paiva
15- Constelação Sistêmica e as fases da biografia humana. – 20 horas
(10 horas teóricas e 10 horas práticas)
Professora Cecilia Costa
16- CONTEÚDO
ACADÊMICO – 20 h
· Metodologia da Pesquisa Científica
· Monografia
Professoras Vânia Fialho e Clarissa Machado Belarmino
17 – Prática de constelação na clínica escola - 20 horas (Prática)
Novembro 2021
Professor: Leonardo de Paiva
Professora Juliana Sampaio
18 – Acompanhamento e supervisão da prática da constelação – 20 horas –
Dezembro 2021
Professor: Leonardo de Paiva
Professora Juliana Sampaio
22 - Bibliografia
·
A Fonte não Precisa
Perguntar pelo Caminho - Editora Atman
·
A Simetria Oculta
do Amor - Editora Cultrix
·
TAO das
constelações – Constelar ( Ana da Fonte)
·
A Paz Começa na
Alma - Editora Atman
·
Amor a Segunda
Vista - Editora Atman
·
Conflito e paz:
uma resposta - Editora Cultrix
·
Desatando os
laços do destino - Editora Cultrix
·
Liberados Somos
Concluídos - Editora Atman
·
No centro
sentimos leveza - Editora Cultrix
·
O Essencial É
Simples - Editora Atman
·
Ordens da Ajuda -
Editora Atman
·
Ordens do amor -
Editora Cultrix
·
Para que o Amor
de Certo - Editora Cultrix
·
Pensamentos a
Caminho - Editora Atman
·
Religião,
Psicoterapia e Aconselhamento Espiritual
- Editora Cultrix
·
Um Lugar para os
Excluídos - Editora Atman
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