quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Neurofeedback e suplementação nutricional no método TACAI








O método TACAI da Universidade Aberta do Terapeuta,  não se restringe unicamente às PICs - Prática Integrativas Complementares, além dessas maravilhosas ferramentas terapêuticas abraçamos de forma integrativas e complementar os conhecimentos da biomedicina, nutrição funcional, neurociência, fisiologia biomédica e energética.

Em parceria com o Instituto NeuroSer estamos desenvolvendo protocolos, que unem o melhor das práticas integrativas com os conhecimentos da neurociência, e neste texto que traremos a seguir iremos abordar uma dessas aplicações de consorcio de nutrição funcional e neurociência.







A ação terapêutica da L -teanina

L-teanina é um aminoácido não comum na nossa dieta (não é um dos aminoácidos essenciais ou mesmo um dos aminoácidos não essenciais comuns). Ela foi descoberta como um dos componentes do chá verde em 1949. Atua como um agente relaxante, sem sedação, está associada a uma redução da percepção de estresse e melhora de atenção. 

Acredita-se que L-teanina pode aumentar a produção de GABA, que é um ácido, cuja função é a de inibir ou limitar a atividade dos neurônios no cérebro, tendo o efeito de retardar processos neurais e induzir um estado de relaxamento

A L-teamina  é uma substância psicoativa, o que significa que ela é capaz de atravessar a barreira que existe entre os vasos sanguíneos do cérebro e o tecido nervoso, agindo diretamente no sistema nervoso central, através da interação direta com o cérebro, promovendo redução do estresse, sem ter ação de sedação. Desta forma, a L-teanina pode ajudar com o sono, de forma natural, sem efeito de sedação, só pelo seu efeito relaxante.

Estas propriedades relaxantes, em conjunto com a falta da ação sedativa da L-teanina pode ter um papel suplementar significativo nos casos de pacientes com déficits de atenção.  

Foi identificado que a L-teanina estimula as ondas alfa do cérebro, sugerindo que ela tem a capacidade de colocar os usuários em um estado mais relaxado, porem  atento, daí poder ser observado, que a combinação da  L-teanina com a cafeína pode ter uma ação sinérgica, na promoção da cognição e da atenção, sem o estresse, que podem advir do uso de alguns medicamentos que têm esse objetivo de melhorar o déficit de atenção.







 O Avaliação com o uso do qEEG

Com o uso da ferramenta do qEEG – Eletroencefalograma Quantitativo é possível identificar padrões das ondas cerebrais e com isso pode-se dar suporte à prescrição de treinamentos, através do neurofeedback e de suplementação alimentar com  aminoácido.

A L-teanina associada a cafeína mais o treinamento com o neurofeedback, por exemplo, pode ser utilizados nos casos de déficit de atenção, muito comum nos dias atuais em nossas crianças.



Há diferentes tipos de treino através do neurofeedback, para diferentes áreas do cérebro que ajudam, por exemplo, aumentar a atenção, a aprendizagem, a memória, a criatividade e a intuição; aumentar o controle do comportamento e das emoções; estabilizar o humor e a melhor lidar com experiências traumáticas anteriores; melhorar o sono, o apetite e outras funções fisiológicas; diminuir a ansiedade, melhorar a depressão.

Estudos em animais indicam que a teanina  pode ter efeitos protetores no cérebro. Ela parece proteger contra o excesso de glutamato, que  é o precursor de vários aminoácidos como glutamina, prolina, gaba, ornitina e arginina e participa da formação de metabólitos importantes, como a excreta nitrogenada dos seres humanos, e este produto químico pode ser tóxico para o tecido nervoso, se os níveis não são regulados. 

A teanina também mostra alguns efeitos protetores em células nervosas, quando há um decréscimo do fluxo sanguíneo, causado por um acidente vascular cerebral, por exemplo.

A proteção de células do SNC pode desempenhar também um papel importante em doenças que causam a ansiedade, tais como a doença de Alzheimer.





A Taurina

É outro aminoácido muito interessante no auxílio da obtenção de um equilíbrio orgânico.  Também conhecida como ácido 2-aminoeranossulfonico ou L-taurina, este aminoácido é utilizado como suplemento energético devido ao seu efeito desintoxicante.

Estudos apontam que a taurina fortalece o músculo cardíaco, melhora a função da vesícula biliar, age facilitando a excreção pelo fígado das substâncias que já não são mais úteis para o organismo, fazendo com que o colesterol seja eliminado através da bílis. Além disso, a taurina também intensifica os efeitos da insulina, tornando-se responsável por um melhor funcionamento do metabolismo da glicose e dos aminoácidos, auxiliando no anabolismo.

A taurina ainda é útil como inibidora dos neurotransmissores, sendo utilizada para prevenir e sedar estados cerebrais excitáveis (como convulsões em epiléticos). Atualmente o neurofeedback também tem aplicação coadjuvante no tratamento dessa desarmonia.




O que é o qEEG (eletroencefalograma quantitativo)?


A eletroencefalografia (EEG) é a técnica que permite medir os padrões elétricos na superfície do crânio e que refletem a atividade do córtex cerebral (ondas cerebrais). O EEG quantitativo (qEEG) é a análise do EEG digitalizado que, em termos do senso comum, é conhecido como “mapeamento cerebral”. Trata-se de um processo de análise estatística que permite comparar o registro de uma pessoa com o de uma base normativa. Essa análise é convertida em mapas coloridos do cérebro. Estes mapas são interpretados e usados como um instrumento clínico para avaliar o funcionamento cerebral e controlar as alterações na função cerebral, em várias intervenções, como o neurofeedback, nutrição funcional ou na prescrição de medicação.


Profissional em Recife que sugerimos para tal abordagem terapêutica:
Drª Diélita Lopes do Instituto NeuroSer


Referências:


Nenhum comentário:

Postar um comentário