Thursday, April 3, 2014

Acupuntura Lingual Chinesa


Terapia ShéZhen 舌針療法



Acupuntura Lingual Chinesa


Origem da Acupuntura Shézhen

A técnica da Acupuntura Shézhen foi descoberta pelo Dr. Sun Jie Guang, nos anos 80, em Hong Kong, China.

Este sistema baseia-se em um dos livros mais antigos textos de Medicina Chinesa, o Huang Di Neijing -  o Tratado Clássico de Medicina Interna do Imperador Amarelo, escrito há mais de 4000 a.C., na qual se fundamenta no conceito de que a língua é o local de reunião de todos os 14 meridianos (canais de energia) do corpo humano.
Além disso, segundo Huang Di NeiJing, a língua reflete as condições bioenergéticas do coração, que é o principal órgão que controlam todos os outros órgãos internos e é a sede da nossa mente ou consciência (Shen). 

Por isso, pelo conceito da MTC, acredita-se em uma relação de proximidade energética de conexão entre a língua, os sistemas de Zang-Fu de órgãos e dos meridianos, e que indiretamente, a língua está conectada a todos os meridianos de acupuntura e com todos os órgãos e sistemas do corpo.

Os efeitos da técnica Shézhen foram monitoradas e comprovadas no por Ressonância Magnética Funcional (fMRI), na Universidade de Hong Kong. Na análise dos resultados, as imagens funcionais dos pacientes com AVC com disfunção motora foram observadas, e tiveram uma grande mudança depois da aplicação da acupuntura na lígua. Além disso, suas avaliações clínicas também apresentaram vários graus de melhora na capacidade de expressão, habilidade auto-cuidado na vida diária e recuperação da mobilidade.




Comprovação científica

Em outro estudo de ressonância magnética em pacientes com disfunção visual, devido a distúrbios cerebrais, não houve qualquer resposta de sinal demonstrado no córtex visual ANTES da acupuntura na língua, mas nas imagens apareceram mudanças APÓS um período do tratamento. Os resultados foram relacionados com as melhorias na avaliação da capacidade visual.
Pet Scan d Cérebro antes e após a técnica Shézhen


Dr. Sun também realizou pesquisas, com o Hospital Sanatório de Hong Kong para testar os efeitos da acupuntura Shezhen para melhorar o metabolismo cerebral, monitorando através do uso do PET Scan (Positron Emission Tomography) as áreas do cérebro.

Como sabemos, muita energia é necessária para suportar nossas atividades cerebrais e 95% - 99% dela é suprida pela absorção da glicose.
A absorção metabólica da glicose pelo cérebro pode refletir se o cérebro funciona perfeitamente ou não.

Descobertas científicas têm demonstrado que a acupuntura Shézhen pode melhorar o metabolismo da glicose no cérebro dos pacientes, o que significa que sua função cerebral foi ativada e melhorada.
Esta conquista mostrou a sua significativa importancia em muitos estudos clínicos de paralisia autismo, retardo mental, atrofia cerebelar, distúrbios visuais, doença de Parkinson e assim por diante.
Outros textos com a comprovação cientifica do uso da Acupuntura Shezhen x Acupuntura Sham (falsa) no tratamento de paralisia cerebral (Pubmed):


Características e Vantagens da Terapia Shézhen  

A técnica consiste na estimulação superficial de pontos localizados na região da superfície inferior e superior da Língua, de maneira SUAVE e praticamente INDOLOR ao cliente.

Características da Acupuntura Shézhen:

    A aplicação rápida e praticamente indolor;
    Resultados são sentidos rapidamente;
    Eficaz no tratamento de sintomas de problemas deordem neurológica;
    Muito Seguro: o estimulo com a agulha é realizado superficialmente, na técnica atual;
   
No sistema ShéZhen se diferencia-se pela observação dadivisão da superfície superior da língua em três regiões, que correspondem aos três Jiao ( os três aquecedores da medicina chinesa);
   
    Ponto de abertura energética do Coração, órgão “imperador” da MTC;
    Coração é a sede do Shen (Consciência);
    Coração controla os Vasos (Xue Mai);
    Local onde termina do meridianos do Rim, Vaso Concepção e do Coração;
    Conecção com o Baço Pâncreas (Teoria da MTC);
    Teoria ECIWO (Dr. Zhang Yin Qing - Universidade de Shandong);
     Teoria do sistema nervoso;


Pode ser combinada com outras terapias e outros sistemas de acupuntura (Acupuntura Sistêmica e de Micro-Sistemas);


Assistam o vídeo sobre a técnica:



No comments:

Post a Comment