quinta-feira, 9 de abril de 2015

Constelação Sistêmica Familiar e o suporte do método TACAI

    por Leonardo de Paiva

Este consorcio terapêutico, entre a terapia sistêmica de Bert Hellinger e o Método TACAI da UNATE, tem demostrado uma grande eficácia na obtenção de um equilíbrio e harmonização emocional duradoura, em situações agudas e crônicas de difícil resolução, em curtíssimo tempo.

Nossa experiência com este consorcio integrado, do método TACAI e a Constelação Familiar, teve início em 2016, já utilizávamos, há mais de 8 anos, no dia a dia de consultório, a Constelação Familiar e as terapias do método TACAI, isoladamente, mas o consorcio integrado do método TACAI com a terapia fenomenológica de Bert Hellinger, Constelação Sistêmica, é algo relativamente novo na nossa prática e tem nos impressionado, pela eficácia e velocidade das respostas terapêuticas.

Em outubro de 2017 tivemos o teste definitivo da eficácia desse casamento. Fomos convidados a realizar uma série de palestras, mini cursos e atendimentos na Europa ( Portugal e Dinamarca), utilizando o método TACAI da Unate. Como teríamos pouco tempo para dar continuidade aos processos terapêuticos  decidimos utilizar a Terapia de Reprogramação de Traumas e Fobias, do método TACAI consorciada, de forma integrada, com a Constelação Sistêmica nos atendimentos, e podemos observar que os processos que demandariam 4 a 8 sessões, ( dois ou mais meses) para uma resolução satisfatória e equilibrada, principalmente de traumas emocionais como abuso e fobias, foram harmonizados, de forma extrema mente eficaz, com uma única sessão.

A partir dessa observação sistematizamos procedimentos terapêuticos que unem essa duas grande ferramentas de harmonização, Constelação Familiar e as Terapias Integrativas do Método TACAI



Temos uma capacitação para aprimoramento e formação de Terapeutas Consteladores:

CURSO LIVRE DE FORMAÇÃO DE CONSTELADORES E CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO  em CONSTELAÇÃO SISTÊMICA E PSICOSSOMÁTICA.


Visitem nossa página: 







O que é o Método TACAI , desenvolvido pela Unate?

As bases do Método TACAI baseiam-se na MTC - Medicina Tradicional Chinesa, na fisiologia energética, na perspectiva da física quântica relativista, nos conhecimentos reconstruidos e resgatados da Alquimia Paracelsiana e Astrologia Suméria, na psicossomática, psicodrama quântico, apometria, conhecimentos das Constelações Familiares Sistêmica, Programação Neurolinguística, Reflexologia dos Microssistemas; não esquecendo da ciência biomédica contemporânea, desprovida das manipulações da indústria farmacêutica, puramente mercantilista. 

Dentre as ferramenta do Método TACAI que consorcia-se de forma absolutamente eficaz estão a TRT - Terapias de Reprogramação e Ressignificação de Traumas e a Terapia do sistema floral TACAI.

Mais informações sobre o Método TACAI em: 


O que é a TRT ?

É um  instrumento terapêutico que materializa a capacidade de se transmutar informações do campo bioeletromagnético, a partir de uma ab-reação induzida, conscientemente, pela busca das lembranças traumática ou de fobias, vícios. 

 Ab-reação:  Descarga emocional pela qual um sujeito se liberta do afeto ligado à recordação de um acontecimento traumático, permitindo assim que ele não se torne ou continue sendo patogênico

Na TRT utiliza-se das propriedades do silício, dos instrumentos da PNL - Programação Neurolinquistica  e  da MTC - Medicina Tradicional Chinesa ( auriculo terapia) . 

Este efetivo instrumento terapêutico tem a capacidade de aliviar o sofrimento de lembranças traumáticas, luto, desarmonias psicossomáticas e fobias, em questões de minutos.




Depoimentos sobres as respostas terapêuticas:





O que é o sistema Floral TACAI?

O Método TACAI da Universidade Aberta do Terapeuta, tem seu próprio sistema de remédio vibracional , o chamamos de  Sistema Floral TACAI, que atua de forma integrada com as frequências quânticas gráficas do Sistema Sanjeevini, frequência gráficas do Método TACAI, os florais propriamente ditos e elixires de minerais.
Classificamos de florais o nosso sistema de remédios vibracionais, todavia é muito mais que um simples Sistema  Floral, pois envolve diversas modalidades de remédios vibracionais, em um único sistema. (Elixir de minerais, Remédios Vibracionais Sanjeevini, Florais, Compostos Fitoterápicos, Remédios Radiônicos, Impregnação magnética por intenção, sons e mandalas)

Mais informações sobre o sistema floral TACAI em:





O que é Constelação Sistêmica?

Terapia desenvolvida por Bert Hellinger (psicoterapeuta alemão), a partir de sua experiência como terapeuta familiar e missionário em diversas aldeia do povo Zulu e culturas africanas. Bert observou que se cria "esculturas vivas" reconstruindo a árvore genealógica, o que permite localizar e remover bloqueios que dificultam o fluxo amoroso de qualquer geração ou membro da família e de forma analógica, sistemas empresariais e sociais.

 Muitas das dificuldades pessoais, assim como problemas de relacionamento são resultados de confusões nos sistemas familiares, empresariais ou sociais. Esta confusão ocorre quando incorporamos em nossa vida o destino de outra pessoa viva ou que viveu no passado, de nossa própria família sem estar consciente disto e sem querer. Isto nos faz repetir o destino dos membros familiares que foram excluídos, esquecidos ou não reconhecidos no lugar que pertencia a eles. Para identificarmos esta dinâmica, precisamos montar a Constelação que acontece num grupo, onde os representantes deste grupo vão ocupar o lugar dos familiares da pessoa a ser Constelada ou da empresa ou conflito social que ela está vivenciando. 

Ficamos impressionados quando percebemos que os representantes sentem, falam e apresentam sintomas iguais aos membros da família daquela pessoa ou das dificuldades enfrentadas pela empresa ou desarmonia social que se está vivenciando, embora não o conheçam e sem nenhuma informação prévia. Para este fenômeno não temos ainda uma explicação científica, por isso, o Bert Hellinger prefere chamar a técnica de Fenomenológica.

Nas sessões de constelação familiar ou sistêmica podem-se trabalhar problemas de saúde (sintomas físicos), perdas e/ou luto, comportamentos destrutivos, relações com trabalho, dinheiro, dificuldades de relacionamentos (todos os relacionamentos), dependências (todas); enfim, qualquer situação que a pessoa perceba como um limite de vida. 

Depois de definida a questão a ser trabalhada, é função do  terapeuta é perceber a dinâmica daquela família, empresa ou conflito social (o que está escondido e precisa ser revelado) e ordenar (por em ordem) àquele sistema.

As ordens na Constelação são princípios básicos preestabelecidos, que devem presidir nossos comportamentos, e o desrespeito destas ordens podem ocasionar desarmonias.  

 O processo de Constelação conduz a uma nova ordenação do sistema , levando a uma harmonia, chamada por Hellinger de Ordens do Amor.

Uma vez os membros ordenados (respeitados) a reconciliação se manifesta no nível quântico, o que faz surgir na pessoa que foi trabalhada um profundo sentido de respeito, sem julgamento entre bom e mau, onde vítimas e perpetradores se encontram num resgate profundo.

Para implementar a reconciliação utiliza-se algumas técnicas  que são os mais importantes na Constelação. São eles: “fileira dos ancestrais”, “reverência” e “deitar-se diante dos mortos”.

Estes rituais desempenham um papel importante, pois neles experimentamos funções anímicas que são transmitidas aos membros da família, empresa, relações sociais.

Fileira dos Ancestrais – coloca-se uma fileira de antepassados para serem honrados, a fim de promover o respeito por quem veio antes.

Reverência - inclinar-se com respeito a alguém.

Deitar-se diante dos mortos - Representando um respeito profundo pela dor de quem já partiu. Ao mesmo tempo ressignificando e se desindentificando com esta dor.

Outro procedimento que leva à reconciliação são as frases que ajudam a completar a imagem da “solução”. A ressonância com a alma pode de fato instalar-se por meio da linguagem, mas frequentemente só vibra com as palavras que atingem e libertam.


Resumindo o que é uma Constelação Familiar:


O que é Constelação Sistêmica Familiar?
Constelação Sistêmica Familiar é um trabalho filosófico e terapêutico que foi desenvolvido pelo pedagogo, psicoterapeuta e filósofo alemão Bert Hellinger.

Como se desenvolve o trabalho de Constelações Familiares?
O trabalho de Constelações Familiares pode ser desenvolvido individualmente ou em grupo. Individualmente, o cliente traz um tema pessoal em que o constelador pode trabalhar com bonecos para representar papéis da situação em questão, ou o constelador pode trabalhar sem nenhum recurso externo onde ele próprio e o cliente podem representar os papéis dentro da constelação. Em grupo, você pode participar trazendo um tema pessoal para ser trabalhado (Constelar) ou apenas assistir ao workshop estando disponível para representar em alguma constelação.

O que significa “Constelar um Tema”?
Constelar um tema é uma das maneiras de se participar de um workshop ou do atendimento individual. A pessoa que escolhe constelar um tema é denominado de cliente. O cliente traz um tema pessoal que quer trabalhar. O constelador explora o tema com algumas perguntas e pede para o cliente escolher pessoas que irão representar determinados papéis. O cliente coloca os representantes no salão e o constelador irá acompanhar a dinâmica que surgir.

O que significa “Assistir” ou “Participar como Representante”?
Nesta forma de participar, a pessoa ficará apenas disponível para participar ou não de alguma constelação. Poderá também fazer perguntas entre as constelações sobre qualquer assunto relacionado.

Qual o objetivo do trabalho com Constelações Sistêmicas Familiares?
O objetivo principal do trabalho é se expor à tudo que atua no cliente e no sistema no qual ele(a) está inserido.

O que é um sistema?
Sistema é um grupo de pessoas ou coisas, que permanecem unidos ou vinculados, em função de um interesse comum ou forças que os permeiam, independente de que tenham consciência ou não.

Quais temas podem ser trabalhado nas Constelações Sistêmicas Familiares?
Qualquer tema importante para o cliente onde ele(a) não esteja conseguindo solução pode ser trabalhado, tais como: relacionamentos, desequilíbrios emocionais, separações, doenças crônicas, problemas financeiros, falência, vida profissional, entre outras.

Quanto tempo dura um trabalho de Constelação Familiar?
A duração de uma constelação familiar é imprevisível, pois depende do sistema sendo trabalhado, do tema, dos representantes e do constelador. Pode durar de 5 minutos à uma ou mais horas. O tempo de duração de uma constelação também não possui nenhuma relação com o efeito que ela terá no cliente e nos representantes.


O CONSORCIO DESSAS  FERRAMENTAS
(Método TACAI  X  Constelação Familiar)


Nos casos onde a simples lembrança do fato que está fora de ordem sistêmica gera, de forma consciente, profunda tristeza e dor, utilizamos antes de iniciar a Constelação Sistêmica a TRT e o cliente harmonizado com esta técnicas, não consegue mais sentir as angústias, medos, lutos, fobias ... ,com suas sensações desarmônicas físicas de palpitações, tremores, falta de ar ... . Instantaneamente.

Logo depois, utilizando-se da Constelação Familiar colocasse  em ordem sistêmica o fato desarmonizante. Então, a partir dai o cliente, além de não sentir mais o mal estar , das lembrança, medos, traumas, quando conscientes, recebe a força harmonizante do sistema, que foi colocado em ordem através da Constelação.

É bom salientar que este consorcio da TRT com Constelação Sistêmica só faz sentido de ser realizado se , pelo menos parte das angústias e desarmonia são conscientes, como o fim de um relacionamento, um falecimento, um trauma de abuso, violência...onde há lembrança e angústia em decorrência dessa lembrança.

Como já mencionamos na TRT utilizamos conhecimentos da MTC - Medicina Tradicional Chinesa ( aurículo terapia), com o poder de modificação do campo áurico do mineral silício.


Como atua o silício no organismo:

O silício, em forma de mini esferas, foi o mineral  escolhido para ser utilizado na estimulação reflexa do microssistema auricular na TRT,  por possuir 4 elétrons em sua camada de valência, característica que faculta, em temperatura ambiente, esses elétrons ganharem energia suficiente para se movimentar livremente pelo cristal, formando trilhas eletromagnéticas, caminhos, que geram lacunas que podem ser preenchidas por elétrons de átomos vizinhos.

Assim, a lacuna vai passando de um átomo para o outro, formando continuamente novos pares de elétrons-lacunas, possibilitando assim a captura de informações bio-elétricas , vindas da aura "nosso disco rígido " armazenador de nossas memórias.

A partir dessa propriedade do silício é possível reprogramar os efeitos bioquímicos das memórias, aliviando os seus sintomas desarmônicos. 

Vídeo sobre como funciona a TRT:










Frases celebres sobre constelação familiar:


“Não existe mais constelações para uma só pessoa. Uma pessoa só não pode sobreviver por si mesma. O movimento começa no nada e então abarca a todos.

Uma constelação que acontece é para todos.
Cada pessoa, em seu campo energético, traz tudo e traz o todo.


“ Muitas vezes, nos sentimos culpados por atos que não praticamos, que vêm de uma geração anterior e, nestes casos, um dos primeiros órgãos afetados é o fígado.
Muitos foram condenados e se sentem culpados, mesmo sendo inocentes. Então ficam sem autoestima, não se realizam, não chegam a nada.”
“Fazem demais o tempo todo para todos e não são reconhecidos, não recebem amor por isso, ao contrário, isso os torna tristes e fracos. Estas imagens podem ser adotadas já no útero, elas vêm sendo transmitidas pelo genoma.
E talvez, a Constelação Familiar leve o mundo para um plano totalmente novo e diferente, pois ela é capaz de criar novas imagens.
Pense com o coração e não com a cabeça.”


“Para o cliente, quando nós consteladores entramos em um outro plano desde o início (sem teatro!) seu ser, sua alma se tomam a sério e então se cria um turbilhão de informação e se vai para outro plano. Se partimos do que é superficial, não encontramos a solução.”


“Na Constelação Familiar, a lei da ressonância entra em ação. E, com as novas informações que surgem, as células do corpo se organizam e se regulam de uma nova forma.
A vida é como um tabuleiro de xadrez: um tabuleiro com várias figuras. Quando o cliente constela e vê algo é uma nova jogada, as vezes uma peça é retirada e então um novo jogo começa.”


“Cada um tem seu próprio caminho, seu próprio destino.
Sobre isso, principalmente para as mães, é necessário ressaltar que, quando elas respeitam o lugar do filho, elas salvam a vida deles! O que geralmente acontece é que as mães colocam cargas demais sobre os filhos, além de, muitas vezes, impedi-los de ter acesso ao pai.
As mães precisam compreender que uma mãe nunca desaparece, ela sempre segue sendo a mãe, porém, cada um deve viver a sua vida.
Certamente as mães que agem desta forma com os filhos, só o fazem porque desconhecem o dano que isso ocasiona, pois, se elas soubessem, jamais fariam algo tão doloroso para os filhos.”


Resumindo em vídeo. O que é Constelação Familiar



O que são campos mórficos da Constelação Familiar?


Mais explicações sobre a constelação familiar sistêmica, assista os vídeos abaixo.
https://youtu.be/bHKANryuzjE




A Constelação Sistêmica Familiar pode ser definida poeticamente por:

Ser um conector dos amores, que ficaram desligados por um tempo, mas que estavam lá , só não se percebiam, e o facilitador da constelação , é um(a) tecelã, um tecelão do amor, que ajuda no preparo dos pontos de conexão, que restabelecem os vínculo de Amor, que só foram esquecido, mas que estava lá. Constelação é sempre... EMOCIONANTE !!!!!!. Não tem jeito de se acostumar com a beleza do reencontro com o Amor Original. Obrigado Hellinger, obrigado a todas e todos que vieram antes de mim, nesta jornada de conhecimento, libertação e religação ao AMOR ORIGINAL.


AGRADECIMENTO ESPECIAL

Pleito de gratidão a todos os facilitadores de constelação familiar, através dos quais tive acesso as técnicas e experiências terapêuticas, em especial (Cecilia Costa, Marly Cordeiro, Ana da Fonte, Cristiane Emília, Juliana Sampaio, Alexandra Lins (Alê), grupo de constelação com cavalos de Recife), ao meu amigo e primeiro incentivador ao aprofundamento nas técnicas de Constelação Familiar, em 2006, Cesar Valença e principalmente a quem, formalmente, me iniciou nesta magnífica ferramenta de autoconhecimento e auxílio terapêutico, BARTHÔ NIGRO.

Um comentário:

  1. o texto explica maravilhosamente bem esse processo todo! recomendo vivenciar .... e posteriormente por que não constelar? seus descendentes agradecerão!

    ResponderExcluir