segunda-feira, 27 de abril de 2015

A cura pela tomada de consciência: Uma boa reflexão para 2021

 








                        
por Leonardo de Paiva



Segundo o escritor e palestrante Eckhart Tolle, “ninguém se torna bom tentando ser bom e sim encontrando a bondade que já existe dentro de si mesmo” e isto só ocorre quando algo fundamental muda no estado de consciência da pessoa.



Nas mensagens hinduístas e budistas, essa mudança é chamada de iluminação; nos ensinamentos de Jesus, de salvação. Podemos usar também os termos libertação, despertar. Este despertar se dá com a consciência dos nossos próprios distúrbios, desarmonias e loucuras. Grandes mulheres e homens como, Sidarta Gautama e Joana D'arc, passaram por este processo. Reconhecer a própria doença e loucura, já é o início da cura.

Estes sábios e sábias que perceberam e vivenciaram estas mudanças nos seus comportamentos foram ridicularizados, perseguidos e até mortos por uns, e venerados por outros, ao ponto dos seus ensinamentos serem distorcidos, até passarem a ser parte da insanidade, e aí as essa crenças e "religiões" firmaram-se como forças divisoras ao invés de unificadoras. Surgindo assim, paradoxalmente, ao que foi vivenciado por estes Mestres, o ódio, a violência e separações entre os indivíduos, religiões e até rupturas entre membros e indébitos dos mesmos credos.

Por meio dessas "religiões" e credos, umas  pessoas são  classificadas como "certas" e chamam os outros de "errados", ou de "os outros"; os "crentes" e os "não crentes", os "no caminho" e os "desviados" e "equivocados". Arvoram-se no direito de até matar, a quem não compartilha dos mesmos pensamentos, e as "religiões" passaram a ser uma intenção de luz, desvirtuada do seu ensinamento original.

 
 
Qual é o papel das religiões no surgimento da consciência de libertação?

Na realidade, quanto mais um indivíduo faz de seus pensamentos suas crenças inabaláveis, a sua própria identidade se distância da dimensão espiritual, que existe naturalmente dentro de cada um, sua verdadeira iluminação.

Há instituições religiosas que se abrem mais à Consciência Universal, enquanto outras endurecem ainda mais suas posições doutrinárias, como defesa do ego coletivo daquelas crenças; mas o que nos conforta é que com o processo evolutivo compulsório do Universos, o ego está destinado a se dissolver, seja através das desilusões, com as instituições religiosas, corporações, governos ou pessoas, que se desvincularam da Consciência Universal intrínseca do ser humano.

Já começamos a observar isto; a queda de sistemas de governo, na sua versão adulterada pelo ego dos governantes, queda das instituições religiosas mais rígidas, que estão tendo suas bases abaladas, pois, cada vez mais, pessoas se percebem conscientes, em processo de cura e libertação.

Isto está ocorrendo porque começamos a identificar a ilusão como tal ela é,  e assim ela passa a não fazer mais sentido, para esta parcela de pessoas que iniciam com a eliminação dos pensamentos egóicos, da necessidade de ter sempre a razão, vencer sempre uma contenda e da busca descontrolada pelo poder e pela razão. 

Podemos comparar essa busca insana pelo poder, de ter sempre razão, ser o vencedor contra um  "adversário",  com uma doença, como um organismo com câncer, onde as células cancerosas perderam o respeito pelo contato com outras células e não se submetem a parar de crescer, ou de morrer naturalmente ( apoptose celular), perdendo a ideias de um organismo único, terminando com a autodestruição, pelo comportamento megalomaníaco de crescimento egocêntrico, daquele microssistema nosso, que é célula. Nós também somos pequenas células em nossas sociedades e temos comportamentos semelhantes, egóicos e auto destrutivos
                                                                                               
Devemos ficar atentos, pois existem indivíduos que abrem mão de todas as honrarias e troféus, posses materiais, no entanto, alimentam um ego maior que o maior dos campeões ou o maior dos milionários, por se sentirem muito mais "espiritualizados e iluminados" que os demais. E isso também é EGO, doença.

E ai, como fazemos para iluminar, nos livrando dos apegos e do ego? 

É impossível fazer algo específico e pontual neste sentido, pois este vínculo só desaparece, por si só, quando paramos de nos identificar com as pessoas, conflitos, competições, coisas, religiões, opiniões, governos...

E neste meio tempo o que fazer? 
 
Simplesmente, ter a CONSCIÊNCIA de que ainda estamos ligados, apegados.

No momento em que tivermos a consciência que estamos identificados com uma "coisa", já não estamos tão identificado, já existe consciência, e já que Eu sou a consciência, que está ciente de que existe este vínculo,  isto já é o começo da iluminação, da cura, da libertação...
 



Paz, saúde , harmonia e evolução consciencial constante,

Leonardo de Paiva

Texto inspirado na filosofia de Eckhart Tolle

Nenhum comentário:

Postar um comentário