sábado, 3 de dezembro de 2016

Constelação Sistêmica Familiar, no Método TACAI e as correlações com as perspectivas do Xamanismo e Cosmologias culturais de curas.

por Leonardo de Paiva


No xamanismo das mais diversas vertentes, a integração harmônica com a natureza viabiliza ao Xamã o acesso a um campo que o possibilita interagir com a natureza e relacioná-la aos seus micro cosmos, os seres materiais e imateriais que o habitam. 

Os elementos da natureza como o Fogo, a Terra, a Água e o Ar; as 4 direções Norte, Sul, Leste e Oeste e as suas diagonais, são verdadeiros oráculos para quem sabe observá-los e interpretar as informações necessária na busca do equilíbrio das mais diversas desarmonias. 

Esta relação do Xamã, com estes aspectos do macrocosmo,  constitui uma comunicação não verbal com as manifestações da natureza. Saber honrar cada ser, cada entidade, cada manifestação da natureza traz indícios e informações essenciais aos oráculos, de quem está fazendo as interpretações e intervenções nos processos de cura e harmonização.


Da mesma forma, as teorias de base das medicinas tradicionais orientais, pode trazer ao terapeuta, especialista nestas racionalidades médicas, possibilidades de diagnósticos que envolvam órgão, vísceras, tecidos, emoções.

Na alquimia as três substâncias, Súlfur, Sal e Mercúrio; os quatro elementos: Fogo, Terra, Água e Ar são a base original de todas as coisas, compondo corpos não por aglutinação, mas por transformação e união. Platão, Hermes também falavam do poder dos 4 elementos como oráculo e instrumentos de harmonização e curas.

Na visão da roda medicinal dos nativos norte-americanos, cada direção cardeal tem um "Espírito Guardião". Esses espíritos são responsáveis pelos ensinamentos do tempo, estações e dos poderes de cada direção, inclusive poderes curativos.


Nesta visão Xamânica, do povo nativo norte americano as quatro direções são as competências fundamentais dos quatro pontos cardeais da roda de cura. 

O Avô Sol nasce no Leste e assim é associado com o poder de iluminação, aspecto não-manifesto de nós mesmos, o que está para vir e ser vivido no futuro. 

O Norte é nosso rumo, nosso objetivo; o Oeste é o que já está indo, já passou.  

O Sul é a infância, de onde vêm as primeiras informações das nossas forças e experiências ancestrais.

Com base nesta racionalidade e dependendo das ligações e conhecimentos dessas ciências e medicinas da natureza, o terapeuta constelador sistêmico TACAI pode ter inúmeros insights e instrumentos de informações ao observar o campo, durante as constelações.

Dai darmos ênfase a necessidade do constelador (a) ter conhecimentos sobre estas leis básicas da cosmologia Xamânica. Sendo parte integrante das formações que promovemos na Universidade Aberta do Terapeuta conhecimentos de mitologia, comologia de Povos Tradicionais americanos, africanos, da  Alquimia, princípios e teoria de base da Medicina Tradicional Chinesa, Japonesa, Indiana, Tibetana.




Um caso de constelação sistêmica, onde a observação das informações da natureza, muito contribuíram à harmonização do cliente que estava sendo “constelado”.

Em um certo dia de atendimento no ambulatório da clínica escola da UNATE – Universidade Aberta do Terapeuta. ( http://unat-aban.blogspot.com.br/p/aban-e-unat_25.html ), houve a demanda de um atendimento para um dos nossos alunos que solicitou a ajuda de um dos  instrumentos terapêuticos utilizados no nosso método, a Constelação Sistêmica (Constelação Familiar). Então, o preceptor do dia, da clínica escola constituiu um grupo de cerca de 15 alunos e terapeutas para fazer uma constelação e solicitou a quem iria constelar que colocasse sua desarmonia a ser constelada e ele trouxe a seguinte situação que, aos 53 anos, ainda se sentia perdido profissionalmente e sentimentalmente e que isso estava lhe trazendo muita angústia e ansiedade.

O facilitador da constelação solicitou que ele trouxesse para a constelação um representante dele, um representante para sua dificuldade profissional e outro representante para sua dificuldade afetiva.

Logo que o interagente (cliente) colocou os representantes, através da “escultura” inicial da situação, posicionando os representantes no centro do círculo central da sala, um dos terapeutas da UNATE, que estava atuando em parceria com o constelador e trabalha com a vertente do xamanismo,  chamou  a atenção do facilitador principal de que o representante do cliente estava de frente para o ponto cardeal Norte, com uma visão direcionada ao longe; que o representante da dificuldade com o trabalho estava no Leste (posição que representao que estava para vir), olhando com prepotência e superioridade, para o representante do cliente e que a representante da dificuldade sentimental estava no Oeste (o ponto cardeal que  representava, no xamanismo americano do norte, o que já estava no passado). 

Então foi perguntado ao cliente se isso fazia algum sentido para ele, respondeu que sim. Havia ocorrido uma separação, que ainda existia algum sofrimento, mas que era passado e estava em via de harmonização e realmente ele estava em busca de novos horizontes, que ainda se sentia perdido, mas seguro do que já era passado e já resolvido.

No que se diz respeito à vida profissional, ele relatou que recentemente havia recebido novas propostas de trabalho, diferentes de tudo que ele fazia antes e estava inseguro em aceitá-las, sentindo –se sem coragem ...

A constelação seguiu em harmonia, trazendo os seus ancestrais, para lhe trazer segurança, que curiosamente vieram do lado correspondente ao ponto cardeal Sul, (de onde vêm os conhecimentos ancestrais), houve a harmonização com os representantes da dificuldade com o trabalho e sentimentos... até o cliente e representantes se sentirem bem e contemplados. 

Podemos concluir, com estas observações, como foi importante para o rápido equilíbrio das “ordens do amor” de Bert Hellinger,  observar o que o macro cosmo, a natureza, tinha a relatar e revelar sobre o micro cosmo, o cliente, e como conhecimentos das medicinas tradicionais e do xamanismo puderam contribuir com a condução  harmônica e precisa da Constelações Sistêmicas.

Um dos motivos que nos fez trazer o resumo  desse relato de caso, de uma Constelação Sistêmica, subsidiada pelos conhecimentos do Xamanismo,  foi a vontade de compartilhar essa nossa experiência, possibilitada pela curiosidade de um jovem terapeuta, mas de grande sensibilidade, o Daniel Fialho.



Daniel,  atualmente,  pesquisa formas  de interagir os conhecimentos xamânicos, sons e a medicina tradicional chinesa  à Constelação Sistêmica de Berte Hellinger, como forma de aprimorar a sistematização do método terapêutico da UNATE, o Método TACAI.  http://unat-aban.blogspot.com.br/p/metodo-tacai.html





Sugerimos este vídeo para maiores informações do que se trata a Constelação Sistêmica e quem foi Bert Hellinger. 


Um comentário:

  1. essas experiencias citadas e vividas tem enriquecido nossa aprendizagem, abrindo campos de estudo e de vivências que nunca foram abordadas nos nossos ambientes universitários e médicos-hospitalares. Recomendo a todos que queiram ouvir novas possibilidades de cura para que possam integrar à suas vivências sem no entanto anular todo aprendizado já adquirido! a sabedoria está no equilibrio e utilizar as ferramentas certas nos momentos certos direcionadas para cada situação e paciente!

    ResponderExcluir