Monday, April 17, 2017

A visão quântica da Terapia Sistêmica TACAI, da UNATE – Universidade Aberta do Terapeuta.

Leonardo de Paiva



Sugerimos que antes de ler o texto assista o vídeo institucional da UNATE:

 Novo campo da genética afirma que herdamos as experiências de nossos antepassados através do DNA


A UNATE tem desenvolvido, nos últimos 15 anos,  terapêuticas baseadas na Alquimia Espargiria de Paracelso, na visão sistêmica de Bert Hellinger e nas Terapias Tradicionais Orientais, como as Medicinas Tradicionais Chinesa, Coreana, Tibetana, Indiana, xamânica, além dos conhecimentos científicos biomédicos ocidentais.

Fundamentação e motivação da criação do Método  TACAI

Segundo as pesquisas de dois biólogos da Universidade de McGill do Canada,  Moshe Szyf, biólogo molecular e geneticista, e Michael Meaney, neuro-biólogo, em 1992, as histórias de vida (hábitos, estados emocionais, traumas psicológicos) de nossos ancestrais modificam e outorgam ao nosso material genético um grau extra de precisão e manifestação genotípicas. 

Segundo este enfoque, as experiências traumáticas de nosso passado, bem como as de nossos ancestrais imediatos, deixam uma sorte de feridas moleculares aderidas a nosso DNA.
http://pdhpsicologia.com.br/epigenetica/
 
Cada pessoa e cada povo, assim, levaria inscrito em seu código genético a história de sua cultura: os europeus, o sofrimento da II guerra mundial, os chineses, as atrocidades da Revolução Cultural e  da guerra com o Japão, enfim... todas as histórias que possamos imaginar estariam influenciando, na nossa expressão genética, por nossos antecessores.

Esta mesma tese é defendida pelos Alquimistas Espargírios, que dizem que somos o somatório biológico e emocional, de pelo menos cinco gerações, por parte de pai e mãe.

Bert Hellinger, filósofo, psicoterapeuta e sistematizador da terapia fenomenológica, Constelação Familiar, também nos traz essa visão dos emaranhamentos emocionais herdados dos antepassados e das ordens sistêmicas.




 A Herança emocional

Segundo os cientistas Moshe Szyf e Michael Meaney, as culturas e histórias, de nossos ancestrais, modelam nossa própria experiência de mundo não somente através da herança genética, mas também através das suas história de vida, traumas... vivenciados por estes ancestrais.

O DNA não muda propriamente, mas as tendências psicológicas e de comportamento são herdadas. Assim, um descendente talvez não só tenha os olhos de seu avô, mas também seu bom caráter e sua tendência à depressão ou ao alcoolismo. 

Nesta perspectiva foi desenvolvido pela UNATE um modelo terapêutico, que tem como objetivo desvincular estas influências herdadas, proporcionando a expressão livre da essência do ser, paralelamente, reduzindo significativamente, ou até eliminando sintomas físicos e emocionais, desarmônicos.

Esse protocolo multi disciplinar consorcia, como já falamos, diversas terapêuticas, como a TRT – Terapia de Reprogramação TACAI, a Constelação Familiar de Bert Hellinger, a Terapia Floral Alquímica, com implemento dos compostos minerais e vegetais e as terapias que compõe a  vasta MTC – Medicina Tradicional Chinesa, objetivando facilitar a expressão plena da Alma do ser, sem as amarras negativas de traumas, dificuldades e histórias de ancestrais e de suas culturas.

O protocolo TACAI tem como um dos principais objetivos diminuição sintomas desarmônicos e a expressão das desarmonias dos ancestrais nos descendentes, libertando-os, quânticamente, dos ancestrais.  

O Método trabalha no sentido de harmonizar os comandos neurológicos que desencadeiam síndromes metabólicas, pânico, fobias, tendência à depressão e expressão de doenças degenerativas. 

A libertação quântica , atemporal, dos ancestrais está na não expressão, dessas antigas desarmonias nos seus descendentes. Com isso atingimos objetivos que Bert Hellinger chamou de harmonização das Ordens do Amor, aliado a isso, também aliviamos dores, desequilíbrios, desordens metabólicas e emocionais.


O caminho da Harmonização, pelo Método TACAI

No primeiro momento da terapia , no método TACAI, encontra-se a assepsia orgânica e energética. Para isso fazemos o uso dos compostos minerais e fitoterápicos alquímicos de desintoxicação dos emunctórios  (mercuriais, salinos ou sulfúricos). Nesta fase uma competente anamnese é fundamental para identificação das principais queixas e de qual dos emunctórios* deve ser limpo primeiro. 




Os emunctórios naturais do organismo são três: o relacionado ao sistema nervoso e linfático, que chamamos de mercurial, o relacionado ao sistema circulatório, que chamamos de salino, e o ligado ao sistema digestório e excretório, classificado como sulfúrico

Normalmente, utilizamos para esse fim de limpeza dos emunctórios, os Florais Compostos Alquímicos, do laboratório Centro de Integração da Vida,  o LABORCIV. 
https://www.laborciv.org/

Outra forma terapêutica que utilizamos é a limpeza através da técnica oriental horokukyu e dos cones chinês ( Indiano)



Nesta fase da terapêutica já utilizamos a MTC e os microssistemas acupunturais, na redução e eliminação dos sintomas desarmônicos.






Posteriormente à limpeza dos emunctórios, identificamos se existe alguma dificuldade de expressão da personalidade,  por deficiência ou excesso dos elementos, fogo, terra , água e ar, da Alquimia Espargíria, e os corrigimos com os florais sutil, do sistema floral TACAI http://unat-aban.blogspot.com.br/p/florais.html

Esta fase da terapia de reorganização energética dos elementos e limpeza de emunctórios é sempre acompanhada pela redução dos sintomas através da terapia sistêmica da Constelação Familiar, da Acupuntura sistêmica e reflexa, além da técnica de remoção de lembranças traumática e fobias, a TRT – Terapia de Reprogramação TACAI.https://www.youtube.com/watch?v=rDNkQdUtwAs&list=PLOVAqebrLv1fWvNJsTmozVzjRcU57zCoo


A atividade física, bem dirigida, através do Yoga, das Artes Marciais Integrais, o contato harmônico com natureza, a alimentação probiótica, hélio-terapia, respeito dos ciclos do sono e alimentação, também integram, com a mesma importância, o protocolo TACAI.

Outro instrumento que compõe o nosso protocolo é a avaliação através do mapa astrológico natal e a terapia Sanjeevini, consorciada com as técnicas terapêuticas do nosso Sistema Floral, que utiliza além dos florais sutis de quatro flores e um rescue de integração, terapia com remédios vibracionais, feitos com auxílio de mandalas, semelhantes às do sistema indiano Sanjeevini.





Sugerimos aos interessados em aprofundarem-se na linha terapêutica do nosso método, chamada de Método TACAI , visitar nosso Blog.


No comments:

Post a Comment