quarta-feira, 24 de maio de 2017

Uma visão sistêmica da dinâmica oculta dos vícios e suas possíveis saídas , na perspectiva sistêmica do Método TACAI


                                                                                                          
                                                                                       por Leonardo de Paiva




O sistematizador da Terapia  Sistêmica Fenomenológica das Constelações Familiares,  Bert Hellinger, vem há algum tempo, nos surpreendendo e emocionando com a suas descobertas e sistematização de um pensamento terapêutico sistêmico baseado nas suas experiências de terapeuta familiar, ex sacerdote católico, filosofo e observador vivencial, da cultura do povo africano Zulu.


Hellinger nos traz frases como esta:  
 
"O passo decisivo para o crescimento é quando alguém, de repente, se encontra diante de sua impotência, olho no olho, e assume: aqui sou pequeno."




 A dinâmica oculta dos vícios, na visão sistêmica

O vício (dependência) é uma dessas amaras mais cruéis e difíceis de serem ressignificadas e removidas, pois com o tempo, ele passa a ser um verdadeiro companheiro, nas horas de solidão, tristeza, alegrias, dificuldades, comemorações...


Bert Hellinger, muito sabiamente, disse: 

“Torna-se viciado aquele a quem falta algo. "



 
 
Para Hellinger, o vício é um substituto, e normalmente essa falta é a da inclusão do pai nas nossas vidas, e essa inclusão precisa ser autorizada pela mãe.


Todavia, o próprio Hellinger colocou nas sua observações posteriores, e isto já constatamos na prática, que a falta da mãe ou a necessidade de se sentir incluído pela mãe, também pode levarmos à busca de um substituto ou algo que nos traga a sensação de inclusão. 


O pai, normalmente associa-se a uma inclusão pelo sucesso financeiro, e a mãe pelo reconhecimento, no âmbito mais afetivo.


A dependência do vício pode ser definida como uma compulsão do adicto, para o uso da droga ou comportamento compulsivo (álcool, cafeína, chocolate, sexo, jogo, entre outras) buscando a compensação de uma carência, de uma falta de amor, principalmente por parte do Pai. 

Outro aspecto associado ao vício, na perspectiva da APOMETRIA é a atuação de uma multiplaperssonalidade  ou uma subpersonalidade, dissociadas.

maiores informações sobre essa temática , APOMETRIA, em:






O consorcio harmônico das ferramentas terapêuticas: TRT - Terapia de Reprogramação  do método TACAI com a Constelação Familiar, na terapia de apoio, contra as dependências e os vícios


Tive alguns clientes que me autorizaram a usar seus depoimentos, para alicerçar essa tese, de que a TRT - Terapia de Reprogramação e Ressignificação de Traumas do método TACAI, associadamente a Constelação Sistêmica, de Bert Hellinger, pode ser um excelente casamento de instrumentos terapêuticos, no auxílio de adictos, nas mais diversas dependências. 

Antes porem sugerimos que assistam estes dois pequenos vídeos:


O que é a TRT?



O que a Constelação Familiar?






Um caso clínico de dependência a cafeína


Certa ocasião estávamos em sala de aula falando de uma técnica de suporte à remoção da bioquímica que traz mal-estar, pela lembrança traumática de uma memória ou um evento traumático, a TRT – Terapia de Reprogramação e Ressignificação de Traumas, do método TACAI da Unate – Universidade Aberta do Terapeuta, quando surgiu a pergunta:

“ Se a TRT bloqueia e adultera a formula da bioquímica no cérebro, que leva ao mal-estar de uma lembrança traumática, livrando a pessoa desse mal estar ao se pensar na situação traumática, será que a TRT também pode ajudar a remover a bioquímica que leva à fissura de um vício? ”. 



Esta instigação nos levou à avaliar esta possibilidade, que fazia todo sentido, já que as sensações da fissura, pelo vício tem o mesmo princípio da lembrança traumática, que  podem ser definida como uma forma de memória, tanto para o uso da droga como de comportamentos. No caso da droga, o adicto busca a obtenção de um prazer e a consequente diminuição de uma carência. 



Como foi realizada a reprogramação na nossa aluna:

Já sabíamos de que uma de nossas alunas tinha o hábito de levar para sala de aula uma garrafa de café e a tomava toda, no transcurso de um expediente de aula.


No mesmo momento da pergunta de um aluno, sobre o uso da TRT, para auxílio na terapia contra vícios, perguntamos a uma outra de nossas alunas, se ela gostaria de se livrar de sua dependência da cafeína, de pronto ela respondeu que NÃO, pois gostava muito de café. 

Retruquei dizendo, que não se tratava de impossibilitá-la de tomar café e sim de leva-la a uma condição de ser uma pessoa livre dessa dependência da cafeína, já que ela tomava 2 a 3 litros de café por dia, e se não tomasse sentia-se muito mal. Então, nestes termos, ela aceitou o desafio. 

Iniciamos fazendo uma rápida anamnese onde identificamos que a mãe da cliente, durante a sua gravidez, tinha desejos incontroláveis de comer pó de café, e isso não deixava de ser, para a nossa aluna, um vínculo com sua mãe, já que sempre teve alguma dificuldade de relacionamento com ela e o café não deixava de ser o elo que as conectava, trazendo a sensação de pertencimento e inclusão para com a filha.


Optamos então em iniciar a terapia fazendo uma rápida sessão de reprogramação com a TRT e marcando para o outro dia, uma Constelação Familiar, para que, se fosse o caso, recoloca-la em harmonia e na ordem sistêmica, com o seu grupo familiar.  


No dia seguinte, quando nossa aluna e agora cliente, retornou para a consulta de constelação de consultório, já relatou que no dia anterior, desde a reprogramação com a TRT, já não havia mais sentido a falta do café e que havia dormido, sem tomar café no jantar, e no café da manhã, só havia tomado uma xícara e estava, até o presente momento, seis hora depois, sem sentir nenhuma vontade de tomar café, algo inacreditável para quem tomava 2 a 3 litros de café , por dia.


Partimos então para uma rápida conversa e logo em seguida foi feita a Constelação Familiar, onde foram colocada a cliente e o vício do café, para ser constelado. Logo identificamos que o vício do café e sua mãe estavam ocupando o mesmo espaço, na vida da cliente, durante o processo houve uma ab-reação*, com choro, que foi imediatamente tratada com a TRT. Desde então nossa aluna passou a ter uma relação harmônica e normal com a ingestão saudável de café. Este resultado do tratamento foi disponibilizado em um vídeo. disponível ao clicar, logo abaixo.


*  Ab-reação, termo introduzido por Sigmund Freud e Josef Breuer em 1893, para definir um processo de descarga emocional que, liberando o afeto ligado à lembrança de um trauma, anula seus efeitos patogênicos.


Conheça melhor a Unate – Universidade Aberta do Terapeuta

Nenhum comentário:

Postar um comentário